Cátedra Alfredo Bosi promove a terceira edição da Escola de Inverno

De 22 a 26 de julho, evento vai abordar temas contemporâneos - como inteligência artificial e mudanças climáticas - relacionados com a educação básica

 Publicado: 18/07/2024

Texto: Ricardo Thomé*
Arte: Brenda Kapp**

Fotomontagem feita por Brenda Kapp. Divulgação: Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica - Foto: Freepik

Entre os dias 22 e 26 deste mês, a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP vai promover a III Escola de Inverno, evento que tem como objetivo discutir questões da atualidade, aproximando os especialistas da Universidade dos professores e educadores da educação básica. Com o tema Sistemas de Ensino da Educação Básica: Desafios Atuais, a terceira edição da escola contará com a parceria da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) e do Consed (Conselho Nacional de Educação) para a realização de nove minicursos.

Os minicursos acontecerão de manhã, das 9h às 11h, e de noite, das 19h às 21h, de forma on-line — sempre com temas diferentes — e serão transmitidos através do canal da cátedra na plataforma YouTube. Eles ficarão disponíveis no canal da cátedra mesmo após o término do evento. Os participantes poderão requisitar um certificado USP pela presença.

Temáticas em voga

Os minicursos devem durar, em média, duas horas. A primeira será dedicada à palestra dada por um especialista, enquanto a segunda terá espaço para debates, seja entre os próprios membros da mesa e da cátedra, que podem entrar na sala e fazer suas perguntas, seja por meio da participação dos espectadores via chat. Cada minicurso terá um docente e pelo menos um mediador, entre pessoas de dentro da cátedra e de fora dela, que foram escolhidas de acordo com o assunto que dominam. 

Educação Básica e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável é o título do minicurso 1, que será ministrado na noite de segunda-feira, dia 22. Já o minicurso 2, que acontece na manhã de terça-feira, dia 23, terá como tema Inteligência Artificial na Educação Básica. Ainda na terça, mas no período da noite, será a vez de Possibilidades para a Alfabetização nas Redes Públicas de Ensino, no minicurso 3. Na quarta-feira, dia 24, pela manhã, acontecerá o minicurso 4, cujo título é Inovações Necessárias para o Planejamento dos Testes das Avaliações da Educação Básica. De noite, será apresentado o minicurso 5, Projeto Pedagógico da Escola e da Rede de Ensino: Qual o Sentido?. Na quinta-feira, dia 25, o minicurso 6 terá como tema Convivência no Espaço Escolar: Aspectos Socioemocionais. Mais tarde ocorrerá o minicurso 7,  Linguagem Lógica, Matemática e Computação. O último dia da Escola de Inverno, sexta-feira, dia 26, começa com o oitavo minicurso, Diversidade e Diferença na Educação Básica, e termina com o nono, Educação e Mudanças Climáticas.

Segundo o professor José Fernandes de Lima, da Universidade Federal do Sergipe (UFS), responsável pela organização da Escola de Inverno 2024 e pela direção do minicurso 1 — que terá mediação de Bernardete Gatti, titular da cátedra —, a escolha pelos temas não foi aleatória: 

“As temáticas surgiram de discussões que a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica teve com lideranças da educação básica externas à Universidade, como a Undime e o Consed”.

 A ideia, segundo o professor, é aproximar esses assuntos da educação básica, entendendo sua relevância para o aprendizado dos estudantes.

Professor José Fernandes de Lima, responsável pela organização da III Escola de Inverno - Reprodução: LinkedIn
Professora Bernardete Gatti, titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Objetivos gerais

Após experiências positivas nas duas edições anteriores, em 2022 e em 2023, a cátedra aposta no estabelecimento de um diálogo entre especialistas, secretários de educação, coordenadores pedagógicos e professores da educação básica.

 “No caso dos ODSs (Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030, temos de entender qual é a relação entre os interesses da educação básica e os da ONU. Já no da inteligência artificial, pontuar os problemas e os possíveis benefícios já identificados”, explica Lima.

O trabalho também passa pela forma como temas como as mudanças climáticas são ensinados e avaliados em sala de aula: “Precisamos melhorar os resultados de alfabetização e estruturar melhores formas de avaliação dos alunos, levando em conta, para além dos resultados, fatores como a convivência e as questões socioemocionais no ambiente escolar”.

O professor também enfatiza que, embora a cátedra tenha seus pesquisadores e especialistas, o intuito da III Escola de Inverno é compartilhar experiências, positivas e negativas. “Não estamos só levando conhecimento, dizendo o que fazer, mas também perguntando e aprendendo com os profissionais da área. E queremos levar o debate mesmo para quem não está ligado diretamente à educação”, destaca, reforçando a importância da divulgação do conhecimento construído na teoria e na prática dentro da educação básica.

A III Escola de Inverno da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP acontece de 22 a 26 de julho, das 9h às 11h e das 19h às 21h com transmissão ao vivo pelo canal da cátedra na plataforma Youtube. Grátis. Não é necessário fazer inscrição. Mais informações estão disponíveis no site da cátedra.

*Estagiário sob supervisão de Roberto C. G. Castro
** Estagiária sob supervisão de Moisés Dorado


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