O público interessado em prestigiar a exposição de esculturas Imaginação e Formas, da artista Fran Kamiya, terá essa oportunidade até o dia 31 de outubro. A mostra está aberta à visitação pública no Centro Cultural do Campus USP de Bauru, no horário das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. A entrada é gratuita.
A mostra conta com 47 obras, divididas em cinco blocos, de acordo com os estilos. “Um deles é mais oriental, tem um mais lúdico, meio circense. Há um bloco estilo afro e outro que mistura homem e pássaros”, relata a artista. São esculturas feitas em cerâmica, algumas esmaltadas, outras não.
Fran Kamiya é artista visual e autodidata. Nasceu em Bauru e desde a infância é fascinada pelo “fazer arte”. Usa a criatividade e a curiosidade como fôlego para diariamente produzir peças e descobrir novas técnicas e materiais.
A sua inspiração vem do ser humano mesmo, “como um ser diverso, tão parecido e tão diverso”, da natureza e dos gostos e das misturas.
“A escultura para mim é uma forma mais completa de materializar minha criatividade. Sempre estou inspirada pela natureza e alegria humana. Quando começo a construir, nunca tenho certeza do que vai sair, vou trabalhando junto com a forma, com o que o barro vai se transformando, se moldando”, revela.
A artista se traduz como uma pessoa muito curiosa pela vida e pela arte. “Minha mente é um caldeirão de ideias e não consigo conter a necessidade de expressar com as mãos. Para mim, fazer algo artístico é um exercício diário, é vital. Na verdade, acho mais fácil me expressar com cores e formas do que com a fala e as palavras”, conclui.
O Centro Cultural do Campus USP de Bauru localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Cidade Universitária, em Bauru (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3235-8394 ou pelo e-mail centrocultural@usp.br.
Luís Victorelli, de Bauru