O Espaço das Artes, na Cidade Universitária, em São Paulo - Foto: Marcos Santos

Alunos de Artes Plásticas da USP expõem obras na Cidade Universitária

Mostra "Laboratório do Semestre", que começa no dia 18, reúne trabalhos de diferentes temas e técnicas artísticas

14/07/2022 - Publicado há 2 anos

Texto: Mariana Carneiro

Arte: Adrielly Kilryann

A partir de 18 de julho, o Espaço das Artes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP recebe a exposição Laboratório do Semestre, com trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Departamento de Artes Plásticas da ECA nos primeiros seis meses deste ano. A mostra reúne obras de diferentes materiais e abordagens artísticas, como pinturas, desenhos, fotografias, gravuras, esculturas, performances e instalações, e estará aberta para visitação até o dia 28 de agosto.

Estudantes e professores trabalham coletivamente na organização do evento, que normalmente ocorre de forma anual, mas teve suas últimas duas edições suspensas devido à pandemia de covid-19. Para o professor Mario Ramiro, docente de Artes Visuais da ECA e artista multimídia, a experiência na montagem de exposições é essencial para a formação profissional dos alunos e, por isso, o departamento optou por não realizar mostras on-line. “Alguns professores produziram catálogos virtuais das suas disciplinas, mas isso não teve nenhuma exposição pública, circulou apenas entre os professores e alunos. É a primeira vez em dois anos que faremos uma exposição”, diz.

“A organização do evento é bastante técnica. Nós aplicamos vários conceitos da museologia. A distância que deve existir entre uma peça e outra, a iluminação, a etiquetagem das obras, a comunicação do evento, todos esses são elementos que precisam ser pensados”, explica. “Convidamos também alguns alunos, especialmente aqueles que demonstram maior interesse pela teoria da arte e pela crítica, para escrever um texto crítico sobre a mostra.” O projeto busca apresentar aos estudantes diferentes atuações possíveis na carreira de um artista plástico.

O professor Mario Ramiro - Foto: Reprodução/PRCEU-USP

Além de apresentar técnicas artísticas diversas, a exposição também reúne uma mescla de temáticas. “Cada disciplina laboratorial opera de uma maneira diferente ao longo do semestre — algumas têm propostas temáticas, outras não”, explica Ramiro, que diz que a decisão de trabalhar tópicos específicos fica a cargo de cada professor. A disciplina de pintura, ele exemplifica, exercitou a técnica em telas de grande dimensão, que estarão expostas no Espaço das Artes. Outras disciplinas não desenvolvem um projeto final físico, disponível ao toque e, consequentemente, à exposição. É o caso das práticas performativas, que também estarão presentes na mostra, mas na forma de documentos e registros. Só no primeiro dia de exposição, a partir das 18 horas, o público terá a chance de assistir ao vivo algumas das performances elaboradas por alunos.

“Particularmente, eu considero que o Espaço das Artes seja uma das melhores galerias de arte de São Paulo, e olha que essa é uma cidade que tem uma vida cultural e artística muito intensa”, adiciona Ramiro. O professor relembra que o Espaço das Artes já foi sede do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, atualmente instalado no Parque Ibirapuera, na zona sul paulistana. “Para nós, da Escola de Comunicações e Artes, é um privilégio dispor de um espaço como esse, que permite a visualização dos trabalhos que nascem nos ateliês pelo público, dentro do campus universitário”, finaliza.

A exposição Laboratório do Semestre acontece de 18 de julho a 28 de agosto de 2022, de segunda a sexta-feira, das 9 às 20 horas, no Espaço das Artes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP (Rua da Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária, em São Paulo). A mostra será inaugurada às 18 horas do dia 18 de julho. Grátis. É obrigatório o uso de máscara.