Projeto incentiva alunos de escolas públicas a conhecerem o curso de Biblioteconomia

O curso oferecido pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto prepara alunos para o mercado de trabalho, garantindo o acesso à informação, conhecimento e à preservação do patrimônio cultural

Publicado: 24/06/2024
Banner do projeto – Foto: Divulgação

Projeto de extensão do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, divulga o curso nas escolas públicas de Ribeirão Preto, por meio de palestras, workshops e visitas que os estudantes do ensino médio fazem à Universidade.

Os acadêmicos Sabrina Moraes, Mateus Lorenção, Mirela Garcia, Sarah Faggion, Victor Moreira e Jennifer Ribeiro, todos alunos do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FFCLRP, são responsáveis por conhecer o que os estudantes das escolas públicas sabem sobre a USP e o curso de Biblioteconomia por meio de formulários. Além disso, os alunos entram em contato com as escolas para estabelecer parcerias, elaborar materiais didáticos e informativos sobre Biblioteconomia. “Ao promover este projeto nas escolas públicas, pretendemos despertar o interesse dos jovens pela área, aumentando a demanda de alunos para o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FFCLRP”, afirma o também aluno do curso e bolsista do projeto, Wesley Pereira Ricardo.

As visitas das escolas públicas ao campus da USP local teve início em maio deste ano, com estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) José Martimiano da Silva de Ribeirão Preto. Além de conhecer o curso e as instalações do campus, realizaram atividades em laboratórios, passeio pela Biblioteca do campus e tiveram a oportunidade de almoçar no Restaurante Universitário, mais conhecido como bandejão da USP.

Áreas de atuação

O curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FFCLRP foi criado em 2003, é noturno, possui duração de quatro anos e oferece 28 vagas anualmente. “O curso de Biblioteconomia tem um vasto campo de atuação e, por ser um curso noturno, permite que os alunos trabalhem durante o dia ou façam estágios dentro da área e venham estudar à noite”, diz a professora do curso Ednéia Silva Santos Rocha, coordenadora do projeto.

As áreas de atuação do bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação vão além das bibliotecas. Os profissionais da área são responsáveis por garantir o acesso à informação, preservar o patrimônio cultural e contribuir para o conhecimento.

Foto: Aluno de Biblioteconomia e bolsista do projeto Wesley Pereira Ricardo

Esse profissional está capacitado para atuar na organização e manutenção dos sistemas de informação, tanto em ambientes tradicionais (bibliotecas, centros de documentação e arquivos) quanto em ambientes digitais, que envolvam tecnologias de informação e comunicação. Ou seja, esse profissional pode atuar em bibliotecas, no campo das pesquisas, nas faculdades, museus, arquivos, empresas e também como assessor ou consultor.

Para a estudante do curso e bolsista do projeto Camila Cristina Conceição é necessário informar aos estudantes do ensino médio que a área oferece uma ampla gama de oportunidades de carreira. “Mesmo com essa variedade de oportunidades, muitos estudantes do ensino médio desconhecem as possibilidades de carreira nesse campo.”

*Estagiária sob supervisão de Rose Talamone