Os professores Rafael Guimarães dos Santos e Jaime Eduardo Cecílio Hallak, do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP lançam o livro Alucinógenos em saúde mental: das pesquisas básicas aos estudos clínicos, Ed. Manole, 272 páginas, R$149,00.
Em 19 capítulos, a obra traz uma análise completa e baseada em evidências científicas sobre o uso de alucinógenos no tratamento da saúde mental. “Trata-se de obra essencial para profissionais da saúde, pesquisadores e todos que têm interesse em compreender o potencial terapêutico dos psicodélicos. Desde os fundamentos sobre o que são essas substâncias e seus mecanismos de ação até as mais recentes descobertas clínicas sobre seu uso no tratamento de depressão, ansiedade, dor e abuso de substâncias, este livro cobre um vasto campo de conhecimento.” A obra também responde a dúvidas e questionamentos atuais, trazendo uma visão clara e objetiva sobre as possibilidades e os desafios do uso de alucinógenos na saúde mental.
Nos capítulos estão temas como: Usos tradicionais e contemporâneos de alucinógenos: um olhar sobre a história e a ciência dos psicodélicos; Pesquisas clínicas: como esses compostos atuam em modelos de depressão, ansiedade, estresse e dor; Aplicações terapêuticas inovadoras: desde a microdosagem até o uso em psicoterapia assistida, incluindo tratamentos de transtornos por uso de substâncias, depressão e cuidados paliativos; Impacto social e cultural: como a ayahuasca e outros psicodélicos estão influenciando a saúde pública e oferecendo novas esperanças;
A obra será lançada no dia 23/10 durante o Congresso Brasileiro de Psiquiatria, em Brasília.
Mais informações: neste link
*Estagiário da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto sob supervisão de Rose Talamone