Filme “Mar Brasileiro” é destaque do “Express Cultura” desta segunda-feira (1º/7)

O documentário será exibido no Museu da Imagem e do Som (MIS) e começa às 18h30, com entrada gratuita

Publicado: 01/07/2024
Filme Mar Brasileiro é lançado – Foto: Enrique por ELG21/Pixabay
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta segunda-feira (1º/7) traz como destaque o documentário Mar Brasileiro, do diretor Luciano Areggia. O filme faz parte do projeto Segundas de Julho, do Museu da Imagem e do Som (MIS) de Ribeirão Preto, que vai exibir toda segunda-feira um filme diferente. O documentário conta a história da jovem pesquisadora Katharina Grisotti, que percorre a costa brasileira para conhecer de perto projetos ambientais com foco na preservação dos mares brasileiros. Na jornada, a pesquisadora encontra muito mais do que boas iniciativas; Katharina se depara com histórias de vida de pessoas que, como ela própria, escolheram seguir o caminho da proteção ambiental e, com suas ações, estão ajudando a melhorar o mundo. O documentário tem duração de 52 minutos e possui classificação livre. A sessão tem início às 18h30 e a entrada é gratuita. O MIS está localizado na Rua Cerqueira César, 371, no Centro de Ribeirão Preto.

O MIS está com a exposição Pelas Águas do Guarani, da artista Edna Carla Stradioto. A mostra busca resgatar a mitologia Guarani e homenagear o Aquífero Guarani por meio do trabalho de seis artistas: Ama Luna, Ana Paula Jardine, Helen Betune Wolf, Patylene, Simone Ceia e a própria Edna. A exposição se desdobra por meio de um documentário e de um catálogo, que tem como objetivo promover o conhecimento da cultura e das lendas ancestrais guaranis. A exposição é gratuita e está aberta de terça a sexta-feira das 10h às 20h, e de sábado a domingo, das 10h, mas com fechamento às 21h e às 19h, respectivamente.

Nesta segunda-feira os alunos do projeto Choro da Casa se apresentam no Centro Cultural Palace para finalizar o ciclo de aulas semestrais. A apresentação é gratuita e acontece às 20h no Centro Cultural Palace, localizado na Rua Álvares Cabral, 322. Logo depois, será feita a apresentação da roda de choro do projeto Choro da Casa. A tradicional roda é aberta ao público e acontece embaixo do relógio da Praça XV de Novembro, no Centro de Ribeirão Preto.

No Ribeirão Shopping, tem a exposição Ligados pela História para celebrar os 168 anos de Ribeirão Preto e homenagear o professor de economia Vicente Golfeto, que faleceu em 2023. A mostra destaca a relação política e econômica entre Ribeirão Preto e as cidades da região, e apresenta uma linha do tempo da cidade e uma árvore genealógica dos municípios locais. A exposição acontece até o dia 17 de julho e a entrada é gratuita. O horário de visitação é de segunda a sábado, das 10h às 22h, e de domingo, das 14h às 20h.

Na Galeria Marcelo Guarnieri tem a exposição do artista Vincent Ciantar. O artista era um cidadão inglês nascido no Egito e se estabeleceu no Brasil durante a década de 1960. Ele trabalhou para revistas, empresas e indústrias, desenvolvendo paralelamente um trabalho autoral de fotografia. Em 2019, a Galeria Marcelo Guarnieri em São Paulo exibiu a obra de Ciantar pela primeira vez no Brasil desde 1965, com fotografias inéditas. A galeria, localizada na Rua Nélio Guimarães, 1290, Alto da Boa Vista, traz uma versão expandida daquela seleção para o público de Ribeirão Preto. A mostra estará disponível até o dia 27 de julho com entrada gratuita e horário de visitação de segunda à sexta-feira, das 10h às 18h, e sábado, das 10h às 14h.

O Curso de Férias da Companhia Gorki de Teatro está com a última semana para inscrições. São três cursos, dois de teatro musical e um de teatro de dança. O curso Encantado, de teatro musical, é para crianças de 8 a 14 anos e acontece de segunda a sexta das duas às 17h. O valor da inscrição é de R$400. O curso Intensivo Broadway 2000 também é uma oficina de teatro musical para maiores de 16 anos. O horário é de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, e a inscrição está no valor de R$ 350. Além disso, a oficina A Dança e a Cena, para maiores de 16 anos, acontece de segunda a sexta-feira das 20h30 às 22h30. Todas as oficinas serão de 8 de julho a 2 de agosto no Espaço Gorki na Rua Iara, 42, Jardim Macedo. As inscrições devem ser feitas através do link no Instagram @grupoteatralgorki. Mais informações pelo telefone (16) 98142-3000 ou pelo e-mail producaocultural@grupoteatralgorki.com.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Mendeleh e Rose Talamone

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.