“Express Cultura” desta quarta-feira (8/2) traz concurso para projetos voltados à Consciência Negra

Secretaria de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto vai selecionar três projetos que reflitam a importância do tema e o prêmio é de R$ 10 mil

08/02/2023 - Publicado há 1 ano
Concurso de projetos culturais voltados ao tema Consciência Negra terá inscrições encerradas amanhã – Foto: Pixabay, via Pexels
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta quarta-feira (8/2) traz o concurso público de projetos culturais voltados à Consciência Negra, que tem suas inscrições até esta quinta-feira (9/2), às 9h. Prorrogado no fim do ano passado, o processo desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) de Ribeirão Preto vai selecionar três projetos que reflitam a importância do tema. Os vencedores serão premiados com R$ 10 mil cada. Podem participar entidades privadas culturais com mais de três anos de domicílio em Ribeirão. O edital pode ser acessado neste link.

A Fábrica realiza hoje o encontro semanal do Grupo de Leitura 6.0, realizado todas as quartas-feiras. São rodas de conversa, para pessoas acima de 60 anos, seguidas de debates sobre obras da literatura. Em uma parceria com o Observatório do Livro, a Fábrica busca incluir a leitura no dia a dia das pessoas. O evento está marcado para as 15h e as inscrições podem ser feitas gratuitamente neste link. A Fábrica fica na Rua Mariana Junqueira, 33.

Os apaixonados por livros também podem visitar a Fundação Instituto do Livro de Ribeirão Preto, que está com credenciamento aberto para a contratação de projetos voltados à Contação de Histórias e Oficinas Literárias. A meta dos projetos e das oficinas é promover a interação de contadores de histórias com um público diversificado e em pontos distintos da cidade, além de estimular a formação de talentos literários e a leitura. As inscrições devem ser feitas até o dia 17 de março pelo e-mail institutodolivro@institutodolivro.pmrp.com.br. O Instituto do Livro fica na Rua Álvares Cabral, 322.

O Teatro Municipal recebe nesta quarta-feira, às 19h, o espetáculo Os Espelhos da Cabeça, da Companhia Improvisar-te. A proposta dos artistas é discutir a pluralidade, o afeto e as verdades da vida de cada um. Na trama, indicada para maiores de 12 anos, uma senhora interage com os espelhos de sua cabeça, e as danças se desenvolvem em solos, duetos e conjuntos a partir do improviso dirigido. O evento é gratuito e antes, das 14h às 17h, a Companhia promove uma oficina. O Teatro fica na Via São Bento, sem número, nos Campos Elísios.

Quarta-feira também é dia de música, e a programação passa pelo Bar do Chorinho, que promove a tradicional Quarta dos Chorões, a partir das 19h30. A atração do evento é o grupo Choro na Calçada. O couvert artístico custa R$ 10,00 e o bar fica na Rua Daniel Kujawski, 588. No mesmo horário, o grupo Relô Rolô, de Franca, traz seu forró para o Empório A Venda. O show começa às 19h30 e o ingresso para a noite toda custa R$ 10,00. O Empório fica na Avenida César Vergueiro, 960, no Jardim Irajá. Quem fecha a noite é o Garrafão Bar, que apresenta a cantora solo Fabiana Gatto. Com promoções, o local abre às 18h, mas o show começa às 20h. O Garrafão fica na Rua Doutor Soares Romeu, 11, no Jardim América.

O João Rock anunciou as atrações, e seus respectivos palcos, da próxima edição do festival, que completa 20 anos. Este ano serão quatro palcos, um a mais que em 2022. Ao todo, foram anunciados 24 shows até o momento. Entre as principais bandas e artistas estão Ira!, CPM 22, BaianaSystem, Capital Inicial, Planet Hemp, Mutantes, Gilberto Gil, Alceu Valença, Emicida, Tom Zé, Zé Ramalho e Pitty. Além disso, é o primeiro dia de vendas do lote inicial de ingressos, que podem ser comprados nas lojas Ophicina nos shoppings de Ribeirão Preto ou neste link. Os bilhetes custam entre R$ 210,00 e R$ 940,00. O João Rock acontece em 3 de junho, no Parque Permanente de Exposições.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.