Entrevista com o tenor Jean Willian é destaque no “Express Cultura” desta quarta-feira(17/7)

O tenor fala sobre o lançamento do livro “O resumo da ópera: Como Jean William cresceu e venceu pela música”, às 20h, no Teatro Pedro II e do show “Raízes Caipiras”

 Publicado: 17/07/2024
Por
O tenor paulista Jean William – Foto: Arquivo Pessoal
Logo da Rádio USP

Express Cultura desta quarta-feira (17/7) traz como destaque a entrevista com o tenor Jean Willian, graduado pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP  e conhecido por sua voz potente e sua versatilidade. Na entrevista, o músico fala sobre o lançamento de seu livro O resumo da ópera: Como Jean William cresceu e venceu pela música, que conta suas origens, desde seu nascimento até os 37 anos de idade, dividido em dois atos e o bis, contemplado com mais de três anos de pesquisas e mais de 50 entrevistas no Brasil e no exterior. A obra também reflete a luta antirracista do tenor e narra episódios de dramas, superações, derrotas e vitórias para crescer e vencer pela música. Jean Willian apresenta, junto com o violeiro Neymar Dias e com a Orquestra de Câmara, o show Raízes Caipiras, nesta quarta-feira (17/7) às 20h, no Teatro Pedro II, Rua Álvares Cabral, 370, centro de Ribeirão Preto. A entrada do evento é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, com uma hora de antecedência, ou na plataforma Sympla.

Nas dicas desta quarta-feira (17/7) tem Oficina de leitura e produção de HQs, na Biblioteca Sinhá Junqueira, com Luana Cristini, do Instituto do Livro. A oficina é gratuita e terá início às 14h. Ainda na Biblioteca Sinhá Junqueira tem Oficina de fotografia, com Thainá Rossati. A oficina contempla os princípios da fotografia técnica, somada ao aprofundamento do olhar em torno do que se quer retratar, entendendo a ferramenta criativa e dialogando com o momento histórico, as tramas psíquicas, seu entorno e a visão individual de quem clica de forma prática e acessível. A oficina é gratuita e terá início às 19h. A Biblioteca fica na Rua Duque de Caxias, 547, no centro de Ribeirão Preto.

Já no Teatro Municipal, o grupo Quintal das Artes, Cultura e Entretenimento, do Rio de Janeiro, traz o espetáculo Luiza Mahin… Eu Ainda Continuo Aqui. A peça trata de uma espiral do tempo que envolve a história de Luiza Mahin, mãe do advogado e escritor abolicionista Luiz Gama, com a de outras tantas mulheres negras de quem os filhos foram subtraídos em séculos de violência racial. Um espetáculo dramático teatral que aborda a questão do extermínio da juventude negra no País, o feminicídio e o desaparecimento de jovens oriundos de comunidades e periferias, relatados por várias mães negras. O espetáculo tem classificação indicativa de 14 anos e será no Teatro Municipal, Via São Bento, no Bairro Campos Elíseos em Ribeirão Preto, às 20h. Os ingressos podem ser adquiridos on-line no site sescsp.org.br; para quem não conseguir adquirir o seu, às 19h serão abertas as vendas no local.

Para a criançada que gosta de animações, o Sesc exibe o filme Gatos no Museu, do diretor Vasiliy Rovenskiy, que conta uma das aventuras do gato Vincent, que acaba indo parar em um museu do outro lado do mundo. Acompanhado de seu amigo, o ratinho Maurice, ele conhece um esquadrão de gatos dedicados a proteger as obras de arte do museu contra roedores e outras ameaças. A exibição será no Galpão do Sesc, Rua Tibiriçá, 50, no centro de Ribeirão Preto, às 16h, com entrada gratuita, com ingressos distribuídos no local a partir das 15h. 

Para os adultos que gostam de cinema, na Casa Belas Artes tem o filme Flor do Buriti, que conta a história de duas crianças do povo indígena Krahô. Em 1940 elas encontram na escuridão da floresta um boi perigoso perto da aldeia onde moram; mal sabiam elas que era o prenúncio de um brutal massacre, perpetrado pelos fazendeiros da região. Em 1969, os filhos dos sobreviventes são coagidos a integrar uma unidade militar durante a ditadura brasileira. O documentário aborda as violências praticadas naquele trágico período que continuam a ecoar na memória das novas gerações. A exibição será na Casa Belas Artes, Rua Conselheiro Dantas, 500, no bairro Vila Tibério em Ribeirão Preto, e tem início às 16h. Os ingressos custam R$ 20 a meia-entrada e R$40 a inteira. 

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Mendeleh, Mel Vieira e Rose Talamone

O Jornal da USP no Ar, Edição Regional vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 12h, pela Rádio USP em Ribeirão Preto, com produção e reportagens da Equipe de jornalismo da Rádio USP Ribeirão. Apresentação: Mel Vieira e Ferraz Junior.  Técnica: Luiz Fontana, Mario Brother e Gabriel Soares. Supervisão: Ferraz Junior. Coordenação: Rosemeire Talamone. Você pode sintonizar a Rádio USP  em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em ribeirao.usp.br  ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.