Centro médico da Vila Lobato comemora mais de meio século de serviços à comunidade

São 55 anos de atendimento que reflete o impacto positivo que o ensino e a pesquisa podem ter quando integrados ao cuidado direto com a população

Publicado: 18/06/2024
Centro Médico Social Comunitário da Vila Lobato, atendimento humanizado desde a recepção – Foto: Rose Talamone/SCS-RP
Neste 18 de junho, o Centro Médico Social Comunitário (CMSC) da Vila Lobato celebra seus 55 anos de fundação, com uma trajetória de comprometimento com a saúde e o bem-estar da comunidade de Ribeirão Preto.

O número de atendimentos à comunidade, na região oeste da cidade, com cerca de 16 mil pessoas, confirma sua vocação. Atualmente, são mais de 1,1 mil atendimentos médicos mensais, 200 odontológicos, cerca de 1,6 mil na farmácia e 1,7 mil na sala de vacinação. Além disso, são realizados aproximadamente 120 atendimentos na área de nutrição e 128 na assistência social. “Esses números refletem a amplitude e a importância do trabalho realizado pelo CMSC na comunidade​”, afirma o seu diretor, o médico Luiz Roberto Verri de Barros, há 37 anos se dedicando à medicina pediátrica, boa parte deles no CMSC, onde realizou sua residência médica.

Luiz Roberto Verri de Barros – Foto: Rose Talamone/SCS-RP

Fundado em 1969, o centro nasceu de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e o Hospital das Clínicas da FMRP, com a missão de oferecer atendimento médico multidisciplinar a uma região carente e desprovida de saneamento básico na época.

Desde o início, o centro se destacou por seu enfoque humanizado e abrangente, oferecendo serviços de clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, medicina social e psiquiatria. A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP também se envolveu no projeto, ampliando o alcance do atendimento de enfermagem​​. Com o passar dos anos, algumas especialidades se desvincularam, mas a pediatria e a ginecologia continuaram a ser os pilares do atendimento, refletindo a filosofia de assistência integral à mãe e à criança.

Com a criação do SUS em 1988, o CMSC integrou-se ao novo sistema, recebendo uma melhor estrutura logística e mais recursos para o trabalho. Atualmente, o centro está num processo de retorno às suas origens com a expansão do atendimento para outras áreas médicas, além da ginecologia e pediatria, para atender às novas realidades e demandas da saúde pública. “Mas sem deixar sua proposta de acompanhamento integral desde o pré-natal até a adolescência, buscando oferecer um cuidado completo e contínuo às famílias, reforçando seu compromisso com a saúde e o bem-estar da comunidade”, garante Verri.

Para o diretor, o diferencial da Vila Lobato, como o centro é carinhosamente conhecido pela população do seu entorno, é a familiaridade e a escuta humanizada no atendimento oferecido. Ele relata que o centro acompanha famílias ao longo de gerações, criando um vínculo de confiança e cuidado contínuo. Além disso, a equipe do centro trabalha com outras áreas de atendimento, incluindo assistência social, nutrição, odontologia, farmácia e vacinação​.

Além dos serviços de saúde, o centro também promove atividades educativas e comunitárias, como aulas de corte e costura, pintura em tecido e oficinas de saúde para gestantes e adolescentes. “Essas atividades, além de educar, também fortalecem os laços comunitários, transformando o centro em um verdadeiro ponto de apoio e integração social​”, afirma o diretor.

Aula de pintura no CMSC da Vila Lobato – Foto: Luiz Roberto Verri de Barros/Arquivo pessoal

Ensino e pesquisa

O Centro Médico Social Comunitário da Vila Lobato se destaca por ser, desde a sua fundação, um campo para o ensino e pesquisa nas suas áreas de atendimento, fora do ambiente tradicional da faculdade e do hospital, integrando esses dois pilares à assistência comunitária.

Verri diz que no Centro os estudantes têm a oportunidade de acompanhar casos de perto, desenvolver habilidades de escuta humanizada e entender a dinâmica de atendimento em um contexto comunitário. “Isso é fundamental para formar profissionais mais completos e conscientes de seu papel social. Os alunos aprendem que ser médico vai além do consultório; envolve educar, prevenir e estar presente na vida das pessoas”.​

O diretor destaca também os inúmeros estudos, dissertações e teses que foram realizados com base nos prontuários e dados coletados na Vila Lobato. Pesquisas sobre odontologia infantil, enfermagem e nutrição são apenas alguns exemplos das diversas áreas exploradas. “A pesquisa aqui é contínua e diversificada, abrangendo desde estudos sobre dentes de leite até questões de saúde pública e comunitária”, comenta.

Para Verri, ao completar 55 anos, o Centro de Saúde da Vila Lobato reafirma seu compromisso com a formação de profissionais de saúde e a melhoria contínua da qualidade de vida em Ribeirão Preto. “Este legado de excelência e serviço comunitário é um testemunho do impacto duradouro que o ensino e a pesquisa podem ter quando integrados ao cuidado direto com a população.”