Curso discute a dimensão espacial na obra de Clarice Lispector

Participantes terão contato com a linguagem arquitetônica nos textos da escritora

03/09/2024 - Publicado há 2 meses     Atualizado: 06/09/2024 às 18:15

O Centro MariAntonia da USP oferece a partir de 8 de outubro o curso gratuito O espaço na literatura de Clarice Lispector. Ministrado pela pesquisadora Mariana Frazão, é dividido em quatro encontros presenciais, sempre às terças-feiras, das 10 às 12 horas. Com 150 vagas, as inscrições online no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link https://e.usp.br/r24 até 30 de setembro.

O curso pretende analisar a dimensão espacial na escrita de Clarice Lispector; revelar a linguagem arquitetônica nos textos da escritora e fomentar o diálogo entre práticas literárias e arquitetônicas.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

8 de outubro
As dimensões espaciais na obra de Clarice Lispector

15 de outubro
Pensar-escrever o espaço: a semântica arquitetônica e a materialidade do lugar em Clarice Lispector

22 de outubro
Desenhar o silêncio: a plasticidade do vazio em A Paixão segundo G.H

29 de outubro
O invisível-visível em Clarice: os espaços espectrais nas crônicas “Brasília” e “Brasília: esplendor”

Quem é a ministrante
Mariana Keller Frazão é doutoranda em cotutela pela Sorbonne Université e pela Universidade de São Paulo, sob a orientação dos professores Michel Riaudel e Yudith Rosenbaum. Sua pesquisa explora “Espaços, paisagens e cenários na obra de Clarice Lispector”. Mestre pela Sorbonne Université, Mariana leciona na instituição desde 2021. Arquiteta e urbanista graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), ela combina sua experiência na arquitetura com seu entusiasmo pela literatura, trazendo uma nova perspectiva em suas investigações sobre as espacialidades literárias de Lispector.

Curso O espaço na literatura de Clarice Lispector

Onde  |  Centro MariAntonia da USP (rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque, próximo a estação Higienópolis do Metrô)
Quando | De 8 de outubro a 29 de outubro de 2024, às terças-feiras das 10 às 12 horas
Quanto | Gratuito