“O Brasil está de volta”

Dois professores da USP, Paulo Artaxo e Pedro Luiz Côrtes, conversaram com a TV USP e a Rádio USP sobre a COP27 e a participação do futuro presidente Lula

“Este convite, feito a um presidente recém-eleito, antes mesmo de sua posse, é o reconhecimento de que o mundo tem pressa de ver o Brasil participando novamente das discussões sobre o futuro do planeta e de todos os setores que nele habitam”, disse o futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu principal discurso na COP27 – a 27° Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, realizada em Sharm El Sheik, no Egito, até sexta-feira passada.

“O Brasil voltou a ser respeitado como interlocutor. Lula fez o papel que todo chefe de Estado deve fazer”, comentou, já no Brasil, no programa de TV Desafios,  o professor titular Paulo Artaxo, do Departamento de Física Aplicada da USP, que participou do encontro em Sharm El Sheik. Na semana anterior, Artaxo já havia dado entrevista sobre o andamento do evento diretamente do Egito ao programa Diálogos na USP, também da Universidade.

Abaixo apresentamos as duas entrevistas de Artaxo à TV USP, em que ele analisa os debates ocorridos na COP27 e a participação do futuro presidente Lula no encontro.

A floresta é um grande laboratório farmacêutico, com potencial para ser utilizada no combate a uma série de doenças”, disse o professor Pedro Luiz Côrtes, titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Instituto de Energia e Ambiente (IEE), em entrevista à Rádio USP na última sexta-feira, ao dar entrevista sobre a COP27.

Ouça em https://jornal.usp.br/atualidades/brasil-de-volta-nas-discussoes-globais-sobre-o-clima/