.
O democrata Barack Obama, ex-senador pelo Estado de Ilinois, deve concluir seu segundo e último mandato no dia 20 de janeiro de 2017. Donald Trump chega à última semana de campanha presidencial em empate técnico com Hillary Clinton. As eleições americanas serão decididas na próxima terça-feira, quando será eleito o presidente de número 45 dos Estados Unidos. O programa Diálogos na USP desta semana fez um balanço sobre as eleições norte-americanas fazendo uma análise do peso de um debate entre candidatos nos Estados Unidos.
Para falar sobre o tema, Maria Aparecida Aquino, professora de História Contemporânea, e Robert Sean Purdy, doutor em História da América Independente, com ênfase nos Estados Unidos, ambos do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
A professora Maria Aparecida Aquino diz que o candidato Donald Trump vende a imagem de que não é político. “Isso ocorre porque o povo está insatisfeito com a política. O importante é que as pessoas reflitam o day after das eleições para não se arrependerem depois.”
Roberto Sean Purdy diz que os debates não esclarecem o eleitor. “Os moradores de cidades norte-americanas normalmente votam em democratas e os representantes do campo votam em republicanos. Os democratas estão longe de ter uma política para imigrantes e isso pode ser visto nos oito anos do governo de Barack Obama.”
Diálogos na USP tem apresentação de Marcello Rollemberg, produção de Sandra Capomaccio e trabalhos técnicos de Márcio Ortiz