O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP realizará um evento amanhã (23) sobre os três anos do Relatório da Comissão Interamericana, que analisa as persistentes violações de direitos humanos no Brasil.
Em entrevista para o Jornal da USP no Ar 1ª Edição, Paulo Abrão, ex-secretário da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), e Carla Osmo, doutora em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP, membro do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Memória do IEA e coordenadora do evento, contaram sobre o que será abordado no evento.
Carla explicou que o objetivo é difundir e apresentar o documento em conjunto com especialistas e sociedade civil. Haverá o tema da “discriminação racial e da violência institucional, dos direitos das crianças e adolescentes e sistema socioeducativo, das violações de direitos humanos de povos indígenas e da redução do espaço democrático no Brasil”, completa.
Abrão destaca também a importância do relatório para as políticas públicas. “Ele tem mais de 80 recomendações dirigidas a questões legislativas de políticas públicas de agendas de institucionalidade […] independentemente de quaisquer governos, como uma questão de princípio na orientação da sua própria democracia”, ressalta.
Para saber mais informações sobre o evento e como participar, clique aqui.
Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.