USP 90 anos: a história conectada ao território livre da arte

Por Elza Ajzenberg, professora da Escola de Comunicações e Artes da USP

Publicado: 23/10/2024 às 16:13
Elza Ajzenberg – Foto: Arquivo pessoal
Os anos de 1920 são fundamentais para os estudos e debates que envolveram a criação da Universidade de São Paulo. Nesse momento, as questões envolvem o ensino voltado à preparação de um ofício; falta da preparação de professores e inexistência da prática de ciência.

A colaboração entre o jornalista Júlio de Mesquita Filho (1892-1969) e o educador Fernando de Azevedo (1894-1971) tem início em 1922 e é fundamental para criar a Universidade de São Paulo.

Para eles, a mudança sociopolítica do País só viria por meio da educação. Essas reflexões motivam, em 1926, uma pesquisa sobre todos os aspectos da Educação e Ensino do Estado de São Paulo: primário, secundário, profissionalizante e superior.

A conclusão leva à visão da organização de uma Universidade dedicada a elaborar ou criar a ciência pela pesquisa e a transmiti-la pelo ensino de alto nível.

Júlio de Mesquita situa o projeto das universidades desde 1925, quando publica o livro A Crise Nacional, no qual aborda as deficiências do ensino. Após a Revolução de 1932, na qual o jornalista foi preso e exilado, Armando de Salles de Oliveira assume o governo do Estado de São Paulo.

Influenciado por Júlio de Mesquita e outras personalidades paulistas, como Fernando de Azevedo, Raul Briquet e Lúcio Martins Rodrigues, publica o decreto de criação da Universidade de São Paulo, em 25 de janeiro de 1934.

Escolhido para coordenar a comissão de fundação da USP, Júlio de Mesquita Filho encarrega o professor Theodoro Ramos de buscar jovens talentos e pesquisadores na Europa. Desse modo, a USP consegue congregar uma equipe de pesquisa de nível internacional, na qual estão Claude Lévi-Strauss, George Dumas e Roger Bastide, entre outros.

Atualmente, a USP possui sete campi – São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos. Há 42 unidades de ensino e pesquisa, 333 cursos de graduação e 264 cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado). Compõem a USP quatro museus, 15 acervos, 48 bibliotecas, quatro hospitais e seis institutos especializados.

A exposição USP 90 Anos, que fica em cartaz até o dia 31 de outubro no Inova USP propõe interfaces com a história da Universidade e plataformas, assinalando pesquisa, ensino e meio ambiente.

Participam pesquisadores, artistas, professores e alunos com reflexões, metáforas e registros conectados ao Território Livre da Arte, através dos núcleos: Memória, Acervos e Projetos Criativos.

A visitação ocorre de segunda a quinta-feira das 10 às 17 horas. Sextas-feiras (com agendamento) pelo link: calendry.com/cavernadigital/expo-usp-90. O Inova USP fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370.
Curadoria e coordenação geral: Elza Ajzenberg

________________
(As opiniões expressas nos artigos publicados no Jornal da USP são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem opiniões do veículo nem posições institucionais da Universidade de São Paulo. Acesse aqui nossos parâmetros editoriais para artigos de opinião.)