USP e Unioeste do Paraná discutem parceria para o doutorado interinstitucional em Saúde Pública

Curso integrará programa de pós-graduação da Unioeste que qualifica profissionais na área de saúde na região

Publicado: 31/07/2024
Pedro Palha, diretor da EERP, de cinza, com a equipe da Unioeste – Foto: Mohammad Ali Fayad/Central de Comunicação Unioeste Foz do Iguaçu

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP e a Universidade Estadual do Oeste (Unioeste) do Paraná se reúnem para iniciar o doutorado interinstitucional em Saúde Pública do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira da Unioeste.

A reunião, ocorrida dia 29 de julho, discutiu aspectos fundamentais para a implementação do programa, com a identificação de potenciais parceiros e das possibilidades de internacionalização. O objetivo do curso é a qualificação de profissionais da área multidisciplinar em saúde – que atuam no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) e nos campus -, docentes da Unioeste e profissionais da região.

O Programa Interinstitucional de Doutorado (Dinter) estará vinculado ao mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira da Unioeste, campus Foz do Iguaçu, e contará com a colaboração de docentes do programa em disciplinas e orientações. A implantação do programa de mestrado foi possibilitada pela parceria da Unioeste e a USP Ribeirão Preto que, em 2015, firmou o primeiro Dinter entre as instituições com aporte aporte financeiro da Itaipu Binacional e Fundação Araucária, resultando na formação de 33 doutores.

Equipe da Unioeste que recebeu professores da EERP-USP – Foto: Mohammad Ali Fayad /Central de Comunicação Unioeste Foz do Iguaçu

Para o diretor geral da Unioeste, campus Foz do Iguaçu, Sergio Moacir Fabriz, o doutorado é importante por fortalecer o programa de mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira, o que “proporcionará a qualificação de profissionais e professores da Unioeste e região. Além de fomentar novas pesquisas, que poderão contribuir na assistência e gestão dos serviços públicos de saúde”.

Já o diretor da EERP, Pedro Palha, ressaltou os benefícios da iniciativa. “É fundamental, pois percebemos que há uma grande demanda para formação em doutorado nesta região. Quanto mais pesquisadores, maior é o progresso da ciência e tecnologia. Acreditamos no potencial da região e será uma troca mútua entre profissionais e professores de ambas as instituições.”

Os programas de doutorado interinstitucional são regulamentados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e fazem parte de uma iniciativa do Governo Federal que objetiva a expansão e interiorização da formação de doutores no Brasil. Através dele, instituições consolidadas podem colaborar com universidades de regiões menos assistidas, promovendo um intercâmbio de conhecimento e de recursos que fortalece o ensino e a pesquisa em todo o País.

A expectativa é que a primeira turma de doutorado em Saúde Pública, fruto dessa parceria entre a Unioeste e a EERP, tenha início no próximo ano, abrindo novas perspectivas para a área da saúde na região oeste do Paraná.

Além do diretor, participaram da reunião, pela EERP, as professoras Jacqueline Ballestero, Flavia Azevedo e Thais Oliveira, todas do Programa de Pós-graduação Enfermagem em Saúde Pública. Pela Unioeste, além do diretor geral, participaram a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Sanimar Busse; o coordenador do mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira, Helder Ferreira; a diretora do Centro de Educação, Letras e Saúde, Adriana Zilly; e os professores do mestrado, Oscar Kenji Nihei e Luciana Aparecida Fabriz.

Com informações de Mohammad Ali Fayad, da Central de Comunicação Unioeste Foz do Iguaçu