Livro “Universidade e Educação Básica” será lançado nesta quinta-feira

Mesa-redonda no Centro MariAntonia, no dia 1º, vai abordar a obra produzida pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP

Publicado: 30/07/2024
Capa do livro que será lançado nesta quinta-feira, dia 1º, às 9 horas, no Centro MariAntonia da USP – Fotomontagem de Jornal da USP com imagens de Divulgação/IEA-USP e Vectonauta/Freepik
Naomar de Almeida Filho – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A versão impressa do livro Universidade e Educação Básica – Ensaios Bosianos será lançada nesta quinta-feira, dia 1º, às 9 horas, no Centro MariAntonia da USP, na Vila Buarque, região central de São Paulo. Produzido pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, o livro reúne 26 artigos, assinados por 51 pesquisadores, que abordam vários temas ligados à educação, como inovações curriculares, tecnologias da informação, antirracismo e desigualdade na escola. O evento de lançamento da obra inclui uma mesa-redonda com a participação da professora Bernardete Gatti, titular da cátedra; do professor Naomar de Almeida Filho, um dos organizadores do livro; e da professora Roseli de Deus Lopes, diretora do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, que mantém a cátedra em parceria com o Instituto Itaú Social. Na ocasião, haverá exposições feitas pelo professor Nílson José Machado, da Faculdade de Educação da USP, da educadora Tathyana Gouvêa, coordenadora do Laboratório de Inovação do Instituto Singularidades, de São Paulo, e do professor Marcos Piason Natali, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A mesa integra a programação paralela da exposição Alfredo Bosi: Entre a Crítica e a Utopia, em cartaz no Centro MariAntonia até 25 de agosto.

+ Mais

Livro reúne ideias e propostas para o fortalecimento da educação no Brasil

Com 392 páginas, Universidade e Educação Básica – Ensaios Bosianos também está disponível em versão digital, gratuitamente, no Portal de Livros Abertos da USP. “Tínhamos reuniões todas as quintas-feiras, e esse livro surge numa tentativa de registrar de forma mais organizada nossas discussões e dividi-las com a comunidade”, disse ao Jornal da USP o professor Naomar de Almeida Filho – ex-titular da cátedra -, quando a versão digital do livro foi lançada, em maio passado (leia aqui).

O lançamento da versão impressa do livro Universidade e Educação Básica – Ensaios Bosianos, da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, será realizado nesta quinta-feira, dia 1º, às 9 horas, no Centro MariAntonia da USP (Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque, em São Paulo, perto das estações Santa Cecília e Higienópolis-Mackenzie do metrô). Entrada grátis. Não é preciso fazer inscrição. Mais informações estão disponíveis no site do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.