Cursos de inverno da USP oferecem estudos sobre diversidade na literatura, arte e cultura

Das 4200 vagas em 54 cursos diferentes, 560 são destinadas a temas da diversidade cultural

 Publicado: 26/07/2024
Alda do Espírito Santo, Julia Lopes de Almeida e Maria Lacerda de Moura estarão entre as autoras estudadas nos cursos – Fotos: N.N/Unesco via Wikimedia Commons, Fundo Correio da Manhã/Arquivo Nacional e Gioconda Rizzo/Domínio Público

O Serviço de Cultura e Extensão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP oferece, a partir do dia 5 de agosto, os Cursos de Inverno da FFLCH. No total, serão 4200 vagas em 54 cursos on-line. As atividades de extensão buscam propiciar formação continuada a alunos e profissionais das áreas de Letras, Filosofia, Ciências Sociais, Geografia e História. Serão concedidos certificados por cada curso, com a exigência de 75% de frequência para a emissão.

Os cursos estão agrupados em duas áreas temáticas: Filosofia e Ciências Humanas; e  Linguística e Literatura. As matrículas devem ser realizadas pelo Sistema Apolo da USP. As inscrições são gratuitas e abertas para qualquer pessoa maior de 18 anos, seja da comunidade USP ou não, e devem ser feitas individualmente em cada curso. Após a inscrição, as matrículas acontecem por sorteio. 

Dentre os 54 cursos oferecidos, alguns materiais terão suas aulas focadas em assuntos que abordam o universo da diversidade e inclusão, com estudos sobre atores, atrizes, música, literatura, línguas e linguagens. Todas as aulas serão ministradas remotamente, por docentes ou alunos de pós-graduação e de pós-doutorado da instituição.

O cronograma de inscrição foi separado em quatro grupos, cada um com uma data. 

Grupo 1 – inscrições de 23 a 25 de julho e sorteio no dia 26. 

Grupo 2 – inscrições de 26 a 28 de julho e sorteio no dia 29; 

Grupo 3 – inscrições de 29 a 31 de julho e sorteio no dia 1 de agosto; 

Grupo 4 – inscrições de 1 a 4 de agosto e sorteio no dia 5. 

Confira a seguir os cursos disponíveis e seus respectivos grupos para inscrição:

Estudos Linguísticos e literários

Teatro Experimental do Negro (TEN) ensaiando Sortilégio, com Abdias do Nascimento e Léa Garcia - Foto: Fundo Correio da Manhã/Arquivo Nacional via Wikimedia Commons
  • A autoria feminina na literatura de São Tomé e Príncipe

O objetivo do curso é apresentar a literatura e a história de São Tomé e Príncipe com enfoque na agência de mulheres, destacando a produção de Alda do Espírito Santo, Conceição Lima e Olinda Beja, além de proporcionar ferramentas críticas e analíticas para a leitura dos textos produzidos por essas escritoras. Também busca contribuir para a formação cultural de estudantes, pensando nas futuras leituras, pesquisas e exercício da profissão.

  • Inscrição: Grupo 2
  • Vagas: 100
  • Programa: 
  • Aula 1 (10/08 – 8 às 12 horas) 

– Introdução aos estudos de São Tomé e Príncipe

– Alda do Espírito Santo: a luta e a obra

  • Aula 2 (17/08 – 8 às 12 horas)

– Conceição Lima: poesia

  • Aula 3 (24/08 – 8 às 12 horas)

– Olinda Beja: prosa


  • Atrizes negras em cena: as precursoras

O objetivo principal é ampliar o conhecimento sobre os grupos de teatro negro que foram fundamentais para a trajetória de artistas negros e que inauguraram a presença negra em cena para além dos papéis subalternizados como Pai João, Mãe Preta, mulata, mucama, etc.

  • Inscrição: Grupo 3
  • Vagas: 60
  • Programa: 
  • Aula 1 (12/08 – 20 às 22 horas)

– Atrizes da Cia Negra de Revista e breve história do grupo

  • Aula 2 (14/08 – 20 às 22 horas)

– Atrizes do Teatro Experimental do Negro (TEN) e breve história do grupo


  • Introdução à literatura contemporânea de autoria negra em Portugal

O curso tem como objetivo apresentar a autoria negra contemporânea de Portugal e suas respectivas obras; contribuir para ampliação de repertório literário e de questões teóricas; introduzir a reflexão acerca do contexto da experiência africana e afrodescendente em Portugal; praticar a leitura colaborativa e coletiva; e promover as atividades realizadas pelo grupo de pesquisa Afropeans-Port: escritas afropeias em Portugal.

  • Inscrição: Grupo 4
  • Vagas: 60
  • Programa: 
  • Aula 1 (21/08 – 14 às 16 horas)

– Panorama acerca da literatura de autoria negra em Portugal

  • Aula 2 (22/08 – 14 às 16 horas)

– As narrativas de autoria negra em Portugal: as crônicas de Djaimilia Pereira de Almeida e a literatura infantil-juvenil de Kátia Casimiro

  • Aula 3 (23/08 – 14 às 16 horas)

– A poesia e o teatro de autoria negra em Portugal: Gisela Casimiro e Lara Mesquita


  • Introdução às línguas indígenas brasileiras

O curso tem como objetivo introduzir noções básicas sobre o panorama das línguas indígenas brasileiras, destacando aspectos linguísticos dessas línguas. As aulas incluem assuntos gerais como a diversidade cultural e linguística de todo o país, e também se aprofundam em contextos mais pontuais como fonéticas e características de línguas específicas, como o Nheengatu.

  • Inscrição: Grupo 4
  • Vagas: 60
  • Programa: 
  • Aula 1 (26/08 – 19 às 21 horas)

– Introdução

  • Aula 2 (27/08 – 19 às 21 horas)

– Áreas linguísticas: o Alto Rio Negro

  • Aula 3 (28/08 – 19 às 21 horas)

– Áreas linguísticas: o Guaporé-Mamoré e Alto Xingu

  • Aula 4 (29/08 – 19 às 21 horas)

– Fonética e fonologia das línguas indígenas

  • Aula 5 (30/08 – 19 às 21 horas)

– Morfossintaxe das línguas indígenas

Estudos filosóficos e de ciências humanas

Afrofuturismo é um movimento artístico que une a cultura africana à ficção científica - Foto: Three Elders" por Africanfuturism/Wikimedia Commons
  • Afrofuturismo: uma viagem supersônica pela música e estética

O curso apresenta, de maneira introdutória e expansiva, o movimento afrofuturista: suas origens, definições e principais manifestações. Explorando possibilidades de entendimento das experiências compartilhadas por pessoas negras em toda a diáspora. Almeja-se compreender como, através das artes, pessoas negras imaginam e constroem outras realidades que contemplem suas existência de modo íntegro, valendo-se de seus desafios contemporâneos e de respostas que estão localizadas em seus passados, subjetivos ou coletivos.

  • Inscrição: Grupo 3
  • Vagas: 60
  • Programa: 
  • Aula 1 (08/08 – 14 às 17 horas) 

– Introduzindo o afrofuturismo: afroespeculações de presente, passado e futuro

  • Aula 2 (15/08 – 14 às 17 horas)

– A música e a estética afrofuturista: imaginações de outras realidades

  • Aula 3 (22/08 – 14 às 17 horas)

– Afrofabulações e o seu espiralar


  • Precursoras do feminismo no Brasil

O acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) proporciona fontes da imprensa feminista, como o jornal A mensageira e obras de suas principais colaboradoras em edições raras. Com isso, o objetivo do curso é reconstruir percursos do feminismo, além de abordar obras de Nísia Floresta, ARTS e Maria Lacerda de Moura, demonstrando a ligação entre o movimento social e político de mulheres do século 19 e 20 com a imprensa e a literatura.

  • Inscrição: Grupo 2
  • Vagas: 120
  • Programa: 
  • Aula 1 (05/08 – 14 às 16 horas)

– BBM-USP, acervo e escritoras (introdução ao tema, dinâmica das aulas, apresentação de obras e autoras)

  • Aula 2 (06/08 – 14 às 16 horas)

– A mensageira: ativismo, literatura e fontes na imprensa feminista de fins do século 19 e início do 20

  • Aula 3 (07/08 – 14 às 16 horas)

– As escritoras d’ A mensageira

  • Aula 4 (08/08 – 14 às 16 horas)

– Ignez Sabino, Josephina Álvares de Azevedo, Júlia Lopes de Almeida

  • Aula 5 (09/08 – 14 às 16 horas)

– Francisca Júlia e Maria Lacerda de Moura (obras raras, escrituras e trajetórias)


  • Naturalização e romantização: a mulher submissa na ficção nostálgica de Hollywood

Contribuir com subsídios de análise fílmica e histórica para o desenvolvimento de um olhar mais atento e crítico em relação às estratégias de soft power adotadas por Hollywood, especificamente em relação aos direitos femininos quando as políticas públicas sofrem revezes defendidos por lobbies políticos conservadores e de grupos religiosos. A partir desse reconhecimento, o intuito é expandir essa percepção também em relação a quanto e como eles refletem os revezes equivalentes que ocorrem no Brasil.

  • Inscrição: Grupo 3
  • Vagas: 100
  • Programa: 
  • Aula 1 (09/08 – 18 às 21 horas)

– Código Hays e a mulher na ficção hollywoodiana dos anos 1950

  • Aula 2 (16/08 – 18 às 21 horas)

– A nostalgia dos anos 1950 no cinema de Hollywood nos anos 1980

  • Aula 3 (23/08 – 18 às 21 horas)

– Replicantes, algoritmos e a digitalização da mulher na nostalgia futurista distópica dos anos 2010

  • Aula 4 (30/08 – 18 às 21 horas)

– Versão brasileira: a mulher “recatada e do lar” na ficção televisiva com vínculos religiosos

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