Empreende Sim!: empreendedorismo e inovação social da Universidade para as escolas públicas

Por Graziella Maria Comini, professora da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP, Lucas Marques e Eduardo Motta, co-fundadores do Empreende Sim, e outros autores*

 22/07/2024 - Publicado há 5 meses
Graziella Maria Comini – Foto: Arquivo pessoal
Lucas Marques – Foto: Arquivo pessoal
Eduardo Motta – Foto: Arquivo pessoal

 

Em 2019, o Empreende Sim! surgiu como uma iniciativa conjunta de duas entidades estudantis da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP: o Laboratório de Empreendedorismo FEA-USP (Elab) e a FEA Social. O projeto foi criado com a proposta de levar conhecimentos de empreendedorismo e inovação social da Universidade para alunos de escolas públicas, alinhando-se às práticas mais recentes do universo da inovação e tornando esses temas mais acessíveis para estudantes do ensino médio.

Com a missão de incentivar jovens de escolas públicas a se tornarem agentes de transformação e criar uma conexão entre eles e a universidade, o Empreende Sim! funciona por meio de nove oficinas realizadas por tutores (alunos da USP) com grupos de quatro a sete alunos do ensino médio.

Durante essas oficinas, os alunos são introduzidos a ferramentas e conceitos de design thinking (como mapa da empatia, persona, MVP e business model canvas, por exemplo) e desenvolvem negócios de impacto socioambiental, que são apresentados em um pitch de cinco minutos no evento de encerramento do projeto. As apresentações são avaliadas por uma banca de jurados composta de professores da USP, ex-membros do projeto, empreendedores e outros agentes do ecossistema empreendedor.

A iniciativa foi finalista de prêmio sobre boas práticas de impacto em 2020 e recebeu em 2022 prêmio nacional pela Associação Nacional de Graduação em Administração e internacional pela Education Quality Accreditation Certification (EQUAA).

Primeira temporada: 2019-2020 – A fundação

O projeto piloto do Empreende Sim! foi realizado na ETEC Abdias do Nascimento, em Paraisópolis, e concluiu sua primeira edição com 26 alunos formados e cinco negócios de impacto desenvolvidos.

Em 2020, com a pandemia de covid-19, o projeto adaptou-se para um formato remoto, sendo implementado no segundo semestre em três ETECs de São Paulo: ETEC Abdias do Nascimento, ETEC Professor André Bogasian e ETEC Professor Basilides de Godoy.

Mesmo com os desafios, a adaptação permitiu alcançar 116 alunos e desenvolver 23 negócios de impacto.

Segunda temporada: 2021-2023 – Crescimento e consolidação

Em 2021, o projeto ganhou um impulso significativo com a criação da disciplina optativa Inovação Social e Empreendedorismo Social na Prática, aberta para todos os alunos da USP e ministrada pela professora Graziella Maria Comini (FEA/USP). Esta disciplina prepara alunos da USP para atuarem como tutores, acompanhando e auxiliando os grupos de alunos das escolas públicas.

Nesta temporada, a gestão do Empreende Sim! se empenhou na captação de recursos para melhorar os materiais e oferecer prêmios para os alunos de ETECs. Nesse ano, o projeto alcançou 227 alunos de nove escolas e desenvolveu 49 negócios de impacto.

Em 2022, o Empreende Sim! se reestruturou como uma entidade estudantil independente e voltou ao formato presencial, realizando eventos de encerramento no campus da USP em São Paulo. Nesse período, formaram-se 157 alunos de cinco escolas, totalizando um impacto de mais de 520 alunos de ensino médio desde sua criação.

Em 2023, o projeto retomou sua jornada de crescimento, impactando 333 alunos de 11 escolas, que desenvolveram 60 novos modelos de negócios de impacto, no que ficou marcado como o ano de melhores resultados de sua história. Para esses resultados expressivos, o projeto contou (e segue contando) com o apoio da Sempre FEA, um fundo de endowment que apoia projetos da comunidade feana.

Terceira temporada: 2024 – Presente e futuro

Em 2024, o projeto enfrenta o desafio de se estruturar como uma entidade independente e sustentável. Com uma gestão formada por ex-alunos de ETECs, o foco agora é na construção de uma governança sólida e na atração de novos talentos. A necessidade de criar processos mais robustos e incentivar a retenção de membros é evidente, especialmente para lidar com a crescente demanda e explorar novas oportunidades, como parcerias internacionais e expansão para outras universidades.

O sonho de 2030

O Empreende Sim! tem uma visão ambiciosa para 2030: liderar um movimento nacional que conecte universidades e escolas públicas, inspirando mais de 20 mil jovens por meio do empreendedorismo de impacto. Com cinco gerações de gestão já consolidando um legado, o projeto continua a evoluir, sempre focado em criar um impacto positivo e duradouro na sociedade.

Conclusão

O Empreende Sim! é um exemplo de como a união de propósito, inovação e resiliência pode transformar ideias em realidade. À medida que avança para o futuro, a entidade continua a inspirar e capacitar jovens, reforçando o papel da USP como um berço de empreendedorismo e impacto social.

O projeto atualmente está com o processo seletivo para novos membros aberto, e o contato pode ser realizado por meio deste link: https://linktr.ee/EMpreendeSIM.

Informações adicionais

Alunos de ensino médio concluintes: mais de mil
Alunos da USP participantes: mais de 300
Negócios de impacto apresentados: mais de 200
Escolas parceiras: mais de dez

Essa trajetória destaca o compromisso do Empreende Sim! com a educação empreendedora e seu potencial de transformar vidas através do conhecimento e da prática empreendedora.

*Julia Favoni (ex-presidente do Empreende Sim!) e Iasmin Alves Tomaz (atual presidente do Empreende Sim!)

________________
(As opiniões expressas nos artigos publicados no Jornal da USP são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem opiniões do veículo nem posições institucionais da Universidade de São Paulo. Acesse aqui nossos parâmetros editoriais para artigos de opinião.)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.