Novo diretor ressalta o papel integrador do Cebimar na Década dos Oceanos

A cerimônia de posse de André Carrara Morandini e Áurea Maria Ciotti, diretor e vice-diretora do Centro de Biologia Marinha da USP, foi realizada no dia 18 de agosto

19/08/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 23/08/2022 as 16:57
[A partir da esquerda] André Carrara Morandini (em pé), o ex-diretor Augusto Alberto Valero Flores, a secretária-geral Marina Helena Cury Gallotini e o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Na tarde desta quinta-feira, dia 18 de agosto, André Carrara Morandini e Áurea Maria Ciotti tomaram posse como os novos diretor e vice-diretora do Centro de Biologia Marinha (Cebimar).

“O Cebimar é uma unidade única da USP, não só pelo seu tamanho, mas também pela localização e missão. Somos, em essência, um centro integrador onde pesquisadores, professores e alunos – da casa e de outras unidades da USP – compartilham experiências e atividades que culminam no compartilhamento de conhecimento da biologia marinha voltado para a sociedade”, explicou o novo diretor em seu discurso de posse.

Morandini também ressaltou a importância do Cebimar na Década dos Oceanos da Organização das Nações Unidas (ONU), que vai de 2021 a 2030. “Mesmo vivendo em um período em que, muitas vezes, a ciência não recebe apoio e é diariamente atacada, as atividades acadêmicas da USP continuam a sobressair e a participação per capita do Cebimar nesse período continuará tendo destaque”, afirmou.

Essa foi a primeira visita do reitor ao Centro de Biologia Marinha da USP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A cerimônia contou com a participação do chefe de Gabinete, Arlindo Philippi Junior, da secretária-geral Marina Helena Cury Gallotini, além de dirigentes, pesquisadores, servidores, autoridades municipais e representantes das entidades parceiras.

O Cebimar é um instituto especializado da USP, localizado na cidade de São Sebastião, em São Paulo. Com instalações à beira-mar, oferece infraestrutura, como laboratórios com água do mar corrente, tanques para manutenção de organismos vivos, salas de aula, biblioteca especializada, alojamento e auditório, para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e cursos e disciplinas de graduação e de extensão universitária, tanto do próprio centro quanto de outras unidades da USP e de outras universidades.

Diálogo

A visita do reitor ao Cebimar foi uma oportunidade para que docentes, pesquisadores e servidores apresentassem ao dirigente os principais problemas e desafios locais e as propostas de melhorias.

Entre as principais demandas estão a ampliação e melhorias do espaço físico do Centro, a reforma de embarcações, apoio à permanência estudantil, plano de saúde e plano de carreira dos servidores.

“Fiquei muito satisfeito com as discussões que tivemos aqui. É evidente a vontade de todos aqui de melhorar, de aumentar a excelência do Cebimar. Tenham a certeza de que a Reitoria fará o possível para atender às demandas, especialmente as que se referem ao espaço físico e à permanência estudantil. Vamos desenvolver juntos as propostas de melhorias para a Universidade”, afirmou Carlotti.

O reitor e o chefe de Gabinete se reuniram com docentes, pesquisadores e servidores do Cebimar para discutir os principais problemas locais – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Quem são

O novo diretor André Carrara Morandini é docente do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências (IB). Possui graduação em Ciências Biológicas pela USP e realizou o pós-doutorado em 2003-2006, com revisão e filogenia de medusas do gênero Chrysaora. Atuou como professor adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é professor da USP desde 2009. Tem experiência na área de zoologia de invertebrados, com ênfase em biologia e sistemática de medusas Scyphozoa e Cubozoa, atuando principalmente nos seguintes temas: ciclo de vida, reprodução, Medusozoa, Rhopaliophora, Cnidaria, medusas e águas-vivas.

Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com mestrado em Oceanografia Biológica pela mesma universidade e doutorado em Oceanografia pela Universidade Dalhousie (Canadá), a vice-diretora Áurea Maria Ciotti trabalhou como professora assistente no campus São Vicente da Unesp, entre os anos de 2005 e 2011, e atualmente é professora do Cebimar.

Tem experiência em áreas sobrepostas de Oceanografia Física e Biológica, com ênfase em propriedades óticas da água do mar e seus componentes e ecologia do fitoplâncton, especialmente em regiões de plataforma continental. Nos últimos anos, conduziu trabalhos em ambientes estuarinos, de plataforma continental e oceânicos. Participa de grupos internacionais para estudos globais sobre mudanças climáticas, produtividade primária e caracterização de grupos funcionais de fitoplâncton nos oceanos.

André Carrara Morandini e Áurea Maria Ciotti – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens