Processos burocráticos de cartórios estão ultrapassados diante das novas tecnologias

Luli Radfahrer analisa que muitos processos burocráticos dependem de revisão, mas que é preciso necessidade e urgência para que se transformem

 12/11/2021 - Publicado há 2 anos

Nesta coluna do Datacracia, Luli Radfahrer, professor de  Comunicação Digital da Escola de Comunicações e Artes da USP, comenta sobre as burocracias que envolvem os cartórios. “Por mais que o cartório seja desagradável, a ideia de documentar e autenticar os documentos é muito importante”, comenta o colunista, ao lembrar que, em contrapartida, os processos são ultrapassados.

Apesar de existirem cartórios digitais, Radfahrer explica que a burocracia ainda é enorme e apenas o atendimento é feito de modo digital. “Essencialmente, um cartório, por causa da tecnologia ultrapassada, aumenta o curso e atrasa o processo. Não tem sentido mais ter cartórios”, analisa.

O colunista cita que a criptografia pode ser uma tecnologia para evitar falsificações. “Além disso, existem tecnologias como blockchain, que ajudam a fazer um livro de registros que é completamente mutável”, exemplifica Radfahrer, que ironiza o contexto no qual, ainda que já seja possível realizar transferências de dinheiro pelo WhatsApp, cartórios continuam a ser utilizados.

Radfahrer explica que muitos processos burocráticos dependem de revisão, mas que é preciso necessidade e urgência para que se transformem, como aconteceu com o Título de Eleitor e o Imposto de Renda. “A gente só precisa ter uma mobilização de interesse e daqui a pouco ninguém mais terá xerox, que é muito fácil de falsificar, e nem todo aquele monte de assinaturas quando você precisa comprar um carro, vender ou alugar uma casa”, conclui.


Datacracia
A coluna Datacracia, com o professor Luli Radfahrer, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.