Os atuais desafios de Cuba, 60 anos após a Revolução

O Partido Comunista dominou a vida política e social da ilha, não abrindo espaço para opositores do regime. Milhares de cubanos saíram às ruas, no domingo, 11, para protestar contra o atual regime, num movimento histórico

 18/08/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 23/08/2021 as 10:29
Por

O Diálogos na USP desta sexta-feira, 20, às 11h, abordará os recentes protestos realizados em Cuba. O primeiro em mais de 60 anos depois da Revolução Cubana, movimento popular que atuava na região da ilha de Sierra Maestra e teve como lideranças Fidel Castro e Ernesto Che Guevara. O Partido Comunista dominou a vida politica e social da ilha, não abrindo espaço para opositores do regime.

Na manifestação as pessoas em cerca de 20 vilarejos e cidades protestaram, aos gritos de “liberdade e abaixo a ditadura”, levando o presidente Miguel Diáz à televisão e convocar apoiadores, com o objetivo de tomarem as ruas e confrontarem os protesto. Diáz atribui as manifestações ao embargo dos Estados Unidos às medidas tomadas por Donald Trump.

Para discutir sobre os atuais desafios de Cuba os convidados são Osvaldo Luis Angel Coggiola, professor titular de História Contemporânea da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, e Sílvia Cezar Miskulin, professora de História da Faculdade de Mogi da Cruzes com pós-doutorado em História pela Universidade de São Paulo.

O programa Diálogos na USP, tradicionalmente apresentado na Rádio USP, agora também está no Canal USP. No programa, o jornalista Marcello Rollemberg e Luiz Roberto Serrano recebem especialistas para refletir sobre os fatos de destaque na sociedade.

Logo da Rádio USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.