Consumo crescente de streamings gera discussão sobre diversidade de conteúdo nacional

A cadeia do audiovisual se insere, gradativamente, nos meios digitais e debate gira em torno da necessidade de legislação específica sobre a presença de conteúdo audiovisual brasileiro nessas plataformas

22/06/2021 - Publicado há 3 anos
No Brasil, é estimado que existam cerca de 17 milhões de usuários ativos da Netflix – Foto: Souvik Banerjee – Pixabay
Logo da Rádio USP

A pandemia acelerou o processo de mudança no consumo do Vídeo por Demanda (VoD), como são tecnicamente conhecidos os streamings, espaço cada vez mais importante para veiculação de conteúdos audiovisuais no Brasil. A estadunidense Netflix, uma das pioneiras desse serviço, ganhou cerca de 37 milhões de novos clientes em 2020, batendo a marca mundial de 200 milhões de assinantes mundo afora.

No Brasil, é estimado que existam cerca de 17 milhões de usuários ativos da Netflix — que entrou no país em 2011 —, mas a empresa não divulga os dados oficiais de assinantes por país. Há uma série de outras plataformas, como Amazon Prime e Disney Plus, que vem crescendo e atraindo novos consumidores. Com essa adesão, a diversidade de conteúdos independentes brasileiros nessas plataformas tem sido pautada por organizações ligadas ao audiovisual.

“Temos um problema ligado à hegemonia de algumas dessas plataformas, que, por não terem regulação, acabam tendo pouco espaço para conteúdo brasileiro independente”, diz Giovanni Francischelli, pesquisador da Escola de Comunicações e Artes da USP, que estudou a situação regulatória do VoD no Brasil. “É o que se discute, principalmente, em relação à Netflix, até por seu modelo de negócios.”

No Brasil, para que uma produção audiovisual seja considerada brasileira e independente, ela deve pertencer a uma produtora que não tenha vínculo com outras empresas de telecomunicação. A Netflix desenvolve, por exemplo, modelos focados nos formatos originais, obras que pertencem à própria empresa e não se enquadrariam como produções nacionais.

Regulamentação como alternativa

Ainda não há uma legislação específica sobre a presença de conteúdo audiovisual brasileiro nessas plataformas, o que já ocorre, por exemplo, nos canais de TV a cabo pela Lei do Serviço de Acesso Condicionado (12.485/11). Ela determina a reserva de no mínimo 3h30 semanais dos conteúdos veiculados no horário nobre, que deverão ser brasileiros e integrar espaço qualificado, sendo metade produzida por produtora brasileira independente.

A partir do momento que houver uma legislação, como na TV por assinatura, com mais regras, com a obrigatoriedade de patrocinar conteúdos independentes, tende a aumentar a presença [do conteúdo brasileiro]”, destaca o pesquisador. “Isso fortalece as produtoras brasileiras e vai aumentar a diversidade. É um processo de transição.”

A Europa foi um dos primeiros lugares do mundo a regular o mercado de vídeos sob demanda, como uma tentativa de valorizar a produção local durante a transição digital. Por lá, a lei de conteúdo nos streamings prevê a presença de 30% de conteúdo nacional, podendo  chegar a 50% dependendo da regulação de cada país. No Brasil, já existe um projeto de Lei (PL 8889/2017), de autoria do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que propõe, seguindo as diretrizes europeias, a regulamentação desses serviços. A proposta agora aguarda parecer na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

Influência no direito à comunicação

A discussão sobre o fortalecimento da produção nacional ganha destaque especialmente neste momento em que a cadeia do audiovisual se insere, gradativamente, nos meios digitais. Para o professor Vitor Blotta, da Escola de Comunicações e Artes da USP, que estuda temas relacionados à mídia e políticas de comunicação, a ausência de legislação sobre a presença de conteúdos locais e regionais nos streamings pode estar relacionada ao próprio direito à comunicação.

Segundo o professor, as plataformas de VoD, exercendo um serviço de interesse público na esfera cultural, com a atuação na internet e a exploração dos conteúdos audiovisuais, deveriam considerar questões que envolvem a produção regional. “Acho que tanto o Estado quanto as plataformas de VoD ferem o direito à comunicação se não promovem esse tipo de política afirmativa para sanar as desigualdades que existem na produção regional”, conclui.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.