Comunicação do governo federal sobre ambiente é tema de debate

Estratégias de comunicação do governo serão analisadas por especialistas nesta quarta-feira, dia 11, às 17 horas

 09/11/2020 - Publicado há 3 anos
Desmatamento no Brasil, um dos assuntos que serão discutidos em mais um evento da série ECA Debate, nesta quarta-feira, dia 11 – Foto: Maimosso – Flickr

Desconstruindo a Realidade – A Comunicação Ambiental do Governo Federal é o tema do evento que a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP promove nesta quarta-feira, dia 11, às 17 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da ECA no Youtube. O encontro reunirá o professor da ECA Pedro Côrtes, especialista em comunicação, informação e ambiente, a pesquisadora Gina Rizpah Besen e o jornalista e pesquisador Eduardo Geraque. O objetivo é discutir a estratégia de comunicação utilizada pelo governo federal na área da política ambiental. O evento integra a série ECA Debate.

Os especialistas vão tratar de problemas que o professor Pedro Cortês apontava já em abril passado. Naquele mês, Cortês alertava para a intensificação das queimadas na Amazônia, observando o fortalecimento de grileiros na região, e os seus impactos nos incêndios no Pantanal, verificado nos meses seguintes. No campo internacional, a divulgação de informações falsas sobre a questão ambiental no Brasil é o fator causador de tensões internacionais sobre o tema, podendo ter impacto negativo em acordos comerciais firmados com a União Europeia e com os Estados Unidos. “Caso Joe Biden ganhe as próximas eleições nos Estados Unidos, isso vai determinar uma mudança na política externa brasileira e uma revisão das práticas ambientais”, disse o professor em outubro passado, em entrevista ao Jornal da USP.

Pedro Côrtes é professor dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da ECA e em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP. Gina Besen é psicóloga, doutora em Saúde Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) e pós-doutora pelo IEE, onde é pesquisadora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental. Eduardo Geraque é jornalista e biólogo, mestre em Oceanografia e doutor em Jornalismo Ambiental, ambos pela USP, ex-repórter da Folha de S. Paulo, da Gazeta Mercantil e da Agência Fapesp.

ECA Debate é uma série de encontros semanais que reúnem especialistas da USP e de outras instituições de ensino e pesquisa para refletir sobre os mais diferentes temas e os impactos da pandemia do novo coronavírus na sociedade. Os encontros da série acontecem até dezembro, sempre às quartas-feiras, às 17 horas. Os encontros anteriores estão disponíveis no canal da ECA no Youtube.

O evento Desconstruindo a Realidade – A Comunicação Ambiental do Governo Federal, da série ECA Debate, promovida pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, acontece nesta quarta-feira, dia 11, às 17 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da ECA no Youtube. Grátis. Não é necessário fazer inscrição.

Com informações da Assistência de Comunicação e Relações Institucionais da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.