Legislação brasileira precisa se atualizar para combater Fake news

Professor Rubens  Beçak comenta sobre o o julgamento do inquérito das fake news que acontecerá na próxima quarta-feira, 10/06, em Brasília

 08/06/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

O inquérito das fake news terá validade julgada em plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira, dia 10. Após autorização de busca e apreensão feita pelo ministro Alexandre de Moraes, as investigações sobre o suposto esquema de disseminação de notícias falsas e ofensas a autoridades causaram divergência entre os Poderes. Uma operação feita no final de maio atingiu aliados políticos e midiáticos do presidente Jair Bolsonaro, entre eles blogueiros, empresários e deputados que possuem foro privilegiado.  

Ao causar dúvidas sobre quem deve dar prosseguimento ao inquérito, STF ou o Ministério Público Federal (MPF), críticas também partiram da Procuradoria Geral da República (PGR). “[O procurador] Augusto Aras mudou entendimento para aceitar a continuidade do inquérito como está, no STF, desde que a Procuradoria participasse das fases daqui para a frente, legitimando o processo”, destaca Rubens Beçak, professor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, em entrevista ao Jornal da USP no Ar.

Beçak acredita que, se o STF autorizar o inquérito, haverá um sentimento de legitimação maior por parte da sociedade, inclusive, e destaca que, se o começo não parecer correto para todos, não terá um fim aceito, independentemente do resultado, mesmo que o conteúdo de interesse sejam as fake news, que atingiram um alto nível de desinformação na população nos últimos anos, prejudicando a imagem de autoridades, instituições e até mesmo veículos de imprensa.

“Hoje, o uso enorme das fake news com meio eletrônico não se equipara com as punições previstas do sistema penal, que está um tanto distante da realidade da informática e robótica do século 21”, explica o professor. De acordo com Beçak, o uso de robôs para impulsionar notícias falsas nas redes sociais também tem provocado uma enorme onda de ódio, necessitando de legislação específica, já que o atual Código Penal está aquém do que precisamos. Para ele, outra reparação que precisa ser feita é quanto ao foro privilegiado, um tratamento “injusto” para o beneficiado, apesar de não acreditar que isso possa ser reelaborado agora.

Ouça a entrevista completa no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.