Sistema alimentar global também sente efeitos da pandemia

A FAO já emitiu alerta sobre o risco de tensões na produção da cadeia de alimentos

 31/03/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

O sistema alimentar global sofre os efeitos da crise mundial do coronavírus e sobre isso fala em sua coluna o embaixador Rubens Barbosa. Ele aponta para o alerta da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) sobre o risco de tensões na produção da cadeia de alimentos, que pode vir a ser afetada pela pandemia. Há desafios concretos e crescentes na circulação de alimentos. Os países que se sentem mais ameaçados podem apelar para a restrição das exportações.

Nesse momento, torna-se crucial manter a cadeia alimentar viva e eficiente. Segundo a FAO, há problemas tanto do lado da oferta como da demanda, e o Brasil pode ser afetado no futuro, principalmente em relação a alguns produtos, como o trigo, cuja produção é insuficiente para atender o mercado interno, condição agravada pela crise do coronavírus. Cabe ao governo enfrentar os desafios que surgem na esteira da pandemia.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna.


Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.