Pesquisadores são protagonistas da série de vídeos “Ciência para Todos”

Produção é da Fapesp com a Fundação Roberto Marinho/Futura; iniciativa inspirou concurso para alunos de ensino médio

20/08/2019 - Publicado há 5 anos
O lançamento da série e do concurso ocorreu no dia 14 de agosto, na quadra de esportes do Colégio Culto à Ciência, em Campinas, lotada com mais de 500 alunos de escolas públicas, professores, diretores regionais de ensino e dirigentes das instituições parceiras no projeto – Foto: Noêmia Lopes/Agência Fapesp

Estreou nesta semana a série Ciência para Todos – são, ao todo, 52 episódios, cada um deles com 13 minutos, mostrando os impactos sociais e econômicos de pesquisas científicas e tecnológicas financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Protagonizados por pesquisadores, os episódios da série são transmitidos pelo Canal Futura e também ficam disponíveis pelo site.

A produção é uma parceria da Fapesp com a Fundação Roberto Marinho/Futura, que também lançaram, junto à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, um concurso cultural para estudantes do ensino médio. Os cerca de 1,3 milhão de estudantes da rede pública estadual – individualmente ou em grupo de até cinco pessoas – estão, a partir de agora, desafiados a documentar, em vídeos de até 7 minutos, uma proposta de solução para um problema da sua comunidade ou região, usando métodos e processos que caracterizam a produção de conhecimento científico, com a tutoria de um professor.

As inscrições vão até o dia 20 de setembro e os vídeos, que podem ser gravados com celular, devem ser enviados até o dia 31 de outubro. O regulamento está disponível neste endereço.

Os cinco melhores vídeos serão exibidos no Canal Futura, em uma edição especial do programa Conexão, e os seus autores visitarão e apresentarão seus trabalhos a pesquisadores de centros de pesquisas indicados pela Fapesp. Os responsáveis pelo melhor vídeo receberão, cada um deles, também um tablet. “Com essa série, pretendemos aproximá-los do conhecimento que já existe, mas, principalmente, queremos que vocês se interessem pelo desafio de produzir ciência e contribuir para o progresso do conhecimento”, disse Marco Antonio Zago, presidente da Fapesp, à plateia de estudantes.

Veja como foi o evento de lançamento:

Este texto adaptado foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.