Gestão Ambiental promove mostra de cinema sobre Agenda 2030

Parceria com a ONG Ecofalante leva filmes e debates aos campi e às unidades da USP

19/09/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 28/09/2018 as 11:29
A Agenda 2030 se refere a um plano que indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ligados às dimensões econômica, social e ambiental – Fonte: Divulgação

A Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) e o Escritório Regional do Programa Cidades do Pacto Global da ONU, em parceria com a ONG Ecofalante, promovem, entre os dias 25 de setembro e 3 de outubro, a mostra de filmes USP e a Agenda 2030.

O objetivo do evento é estimular, por meio da exibição de filmes e da realização de debates, a reflexão sobre temas da realidade brasileira e mundial ligados à Agenda 2030, um plano que indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados às dimensões econômica, social e ambiental, além de 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos.

A Agenda foi definida pela Organização das Nações Unidas e adotada por seus 193 Estados-Membros.

As discussões serão promovidas em nove Unidades de Ensino e Pesquisa e campi da USP, em Ribeirão Preto, Pirassununga, Piracicaba, Bauru e em São Paulo, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), na Escola Politécnica (Poli), na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e na Faculdade de Direito (FD).

Os filmes que serão exibidos fazem parte da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. A ONG foi fundada em 2003 com o objetivo de criar e trabalhar em programas e projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável por meio da educação e da cultura.

Segundo a superintendente de Gestão Ambiental da USP e coordenadora do Escritório Regional do Programa Cidades do Pacto Global da ONU, Patrícia Iglecias, “a USP procura trabalhar a temática ambiental da forma mais ampla, seja internamente, com a implementação da política ambiental, seja externamente, com projetos voltados às políticas públicas de implementação dos ODS. Assim, a parceria com a Ecofalante, que é referência em projetos de educação e cultura, permite uma abordagem multidisciplinar das temáticas da agenda ONU 2030, disponibilizando um espaço de discussão dos temas na comunidade uspiana”.

A assessora técnica da SGA, Fernanda Brando, ressalta a importância da divulgação e discussão sobre os ODS. “Tendo em vista que os processos educativos e formativos ocorrem em diferentes contextos, a articulação entre filme e debate potencializa o tratamento de temas relevantes para a atualidade. Esse primeiro momento deve motivar a ampliação da mostra para as próximas edições, reconhecendo e valorizando a sustentabilidade na USP e a relação com cenários mais amplos.”

Confira, a seguir, a programação completa do evento. A entrada é gratuita. Em Ribeirão Preto, a atividade conta com a organização do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) e, para participar, é necessário fazer a inscrição.

Terça, 25/9

Faculdade de Direito – Auditório do 1º Andar, das 13h às 17h
Filme: Estado de Exceção
Debatedores: Profa. dra. Mara Regina de Oliveira e Prof. dr. Guilherme Assis de Almeida