Mecânica quântica tem o desafio de descrever a realidade

Professor aponta que estudo da mecânica quântica busca descrever a realidade por meio de uma investigação incessante

 31/05/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 05/06/2018 as 14:21

Na coluna “Ciência e Cientistas” desta semana, o físico Paulo Nussenzveig, professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Física (IF) da USP, comenta o artigo “Em busca da realidade perdida”, escrito por Hélio Schwartsman e publicado na “Folha de S. Paulo” do último dia 27 de maio, que aborda um dos temas pesquisados pelo professor, a mecânica quântica, e seu desafio de descrever a realidade.

“É redundante dizer que considero o tema fascinante e que, por contrariar o senso comum, ele desperta interesse em cientistas e não-cientistas”, afirma o físico. “Um dos aspectos que considero mais interessantes da Mecânica Quântica é justamente a ‘humildade’ que ela exige de nós, os arrogantes físicos. A realidade não é aquilo que desejamos que seja, não é determinada pela nossa filosofia. No meu entender, realidade é a natureza que investigamos incessantemente, formulando perguntas e buscando as respostas através de métodos teóricos e experimentais”.

Ouça mais no áudio acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.