Tendência colaborativa cresce no Instituto de Física com Hackerspace

Laboratório com diversos equipamentos promove a interdisciplinaridade no desenvolvimento de projetos

jorusp

Com a proposta de ser um espaço de elaboração de pesquisas, projetos e atividades, sem necessidade de um vínculo formal com o instituto, surge o Hackerspace, no Instituto de Física da USP (IF-USP). O espaço conta com impressoras 3D, computadores, equipamentos de eletrônica, dentre outros, que podem ser utilizados por todo o público – de dentro e fora da Universidade.

O Hackerspace segue a tendência de coworking, onde pessoas podem trabalhar em diferentes projetos no mesmo espaço, o que permite maior interação e colaboração no desenvolvimento das criações e promove a interdisciplinaridade, como comenta Alexandre Suaide, professor do Departamento de Física Nuclear do IF-USP.

“Unir pessoas de interesses diferentes, de formações diferentes, e com visões diferentes sobre o mesmo problema, é um caminho eficiente para o desenvolvimento da sociedade”, destaca Suaide.

Jornal da USP no Ar, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93,7, em Ribeirão Preto FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.

Textos relacionados