Um debate sobre a influência da IA na vida econômica e social e sobre como controlá-la

Será no próximo dia 21 de junho e refletirá sobre as ideias expostas no dossiê ”Inteligência Artificial na Pesquisa Científica” da edição atual da Revista USP

Publicado: 14/06/2024     Atualizado: 17/06/2024 as 11:12
Foto gerada por inteligência artificial que ilustra a capa da Revista USP 141 – vecstock/Freepik​

“Os embates tecnológicos e científicos ocorrem em meio ao esforço para integrar cada vez mais a IA na vida econômica e social, o que suscita dúvidas e medo sobre o grau de controle que a humanidade pode e quer ter sobre as novas tecnologias…”

“A IA é a mais poderosa tecnologia que a humanidade criou. É importante demais para que apenas poucas e gigantescas corporações tenham controle praticamente total sobre suas características e recursos. No mundo todo, o poder público tem a obrigação de colocar limites e salvaguardas para o uso, a pesquisa e o desenvolvimento da IA. Para manter a sociedade protegida e não apenas correr atrás do fato consumado.”

Os parágrafos acima são trechos da apresentação do dossiê Inteligência Artificial na Pesquisa Científica, escrita por seu organizador, professor Glauco Arbix, professor do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e membro do Instituto de Estudos Avançados, ambos da USP, publicado nesta edição, número 141, da Revista USP.

Pela relevância do tema, presente nas discussões dos meios científicos em todo o mundo, e para ampliar o debate em torno dele, a Superintendência de Comunicação Social da USP promove, conjuntamente com o Instituto de Estudos Avançados e a Understanding Artificial Intelligence (UAI), o seminário IA e a Ciência, que será realizado no Instituto de Estudos Avançados da USP, no próximo dia 21 de junho, a partir das 9h.

Segundo Glauco Arbix, ainda no texto de apresentação, a “promessa de ganhos de produtividade e de eficiência, que acompanha a IA, contrasta com resultados adversos, algumas vezes inesperados, no mercado de trabalho, nas desigualdades sociais, na democracia. Dilemas éticos e morais surgem a cada experimento e justificam a busca de um marco regulatório capaz de colocar limites sem asfixiar a criatividade e a inovação”. O foco do seminário será, justamente, como construir o marco regulatório sobre o uso da IA.

Confira a programação do evento:

Abertura

Eugênio Bucci – Superintendente de Comunicação Social e Professor titular da Escola de Comunicações e Artes da USP

Apresentação da publicação e condução dos debates

Glauco Arbix – Professor titular do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e membro do Instituto de Estudos Avançados, ambos da USP

Debatedores

André Ponce de Leon – Professor titular e diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, Campus São Carlos

Anna Helena Reali Costa – Professora titular da Escola Politécnica da USP

Fabio Cozman – Professor titular do Departamento de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica da USP

IA e a Ciência

Dia: 21/6/2024 – 9h