Pesquisador da USP é premiado em competição internacional sobre segurança de hardware

Doutorando da Escola Politécnica da USP foi aos Estados Unidos apresentar projeto sobre detecção de hardware trojans em evento que reuniu pesquisadores de hardware de todo o mundo

Publicado: 27/06/2024
Victor Hayashi criou ferramenta que permite realizar testes manuais e automáticos em dispositivos para verificar se eles possuem hardware trojans – Foto: Arquivo pessoal

.
Criado em 2008, o IEEE International Symposium Hardware Oriented Security and Trust (HOST) reúne os principais pesquisadores de segurança de hardware de institutos de vários países, como Universidade da Flórida e Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e Universidade de Kobe, do Japão. Na última edição, realizada em maio, em Washington, nos Estados Unidos, o prêmio principal do evento ficou com o doutorando Victor Takashi Hayashi, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica (Poli) da USP.

Victor representou a USP apresentando sua pesquisa relacionada ao ensino de segurança de hardware e a demonstração realizada no evento ficou em primeiro lugar entre 25 outras, de 15 instituições de todo o mundo. “Foi meu primeiro congresso fora do Brasil, uma ótima oportunidade de conhecer e trocar ideias com autores cujos trabalhos venho estudando para meu doutorado”, relata o pesquisador que tem como orientador o professor Wilson Vicente Ruggiero, da Poli.

Victor Hayashi em apresentação no evento – Foto: Arquivo pessoal

A pesquisa de Hayashi direciona-se à detecção de hardware trojans usando técnicas de inteligência artificial. Trojans são programas ou códigos semelhantes a vírus de computadores, porém embutidos em dispositivos físicos. “O objetivo da pesquisa é obter um método eficiente e com boa acurácia para detectar hardware trojans usando diferentes modelos de aprendizado de máquina”, destaca Hayashi.

O principal resultado obtido até agora foi uma nova base de dados de hardware trojans para fomentar a pesquisa em métodos de detecção. Segundo o pesquisador, a temática que aborda em sua pesquisa é de grande interesse público, uma vez que ameaças de hardware trojans podem comprometer aplicações críticas como casos de uso industriais e autenticação por dispositivo confiável em aplicações bancárias.

“O reconhecimento do prêmio de melhor apresentação me fez perceber que muitas vezes os trabalhos de destaque possuem simplicidade, e que também é possível realizar pesquisas relevantes ao explorar temas inéditos, como foi o caso da educação em segurança de hardware, tema da demonstração realizada”, explica.

.

Texto adaptado de Mariana Ricci, da Assessoria de Imprensa da Poli USP