Egressos dos cursos de Educação Física e Esporte da USP falam sobre suas trajetórias em podcast

Os episódios relembram momentos da Escola e dos ex-alunos ao contar suas histórias e trajetórias; os programas serão publicados semanalmente até o final do ano

 Publicado: 14/06/2024     Atualizado: 17/06/2024 as 9:20
Episódios têm entrevistas com ex-alunos da EEFE USP – Foto: Reprodução / Youtube

.
Para comemorar os 90 Anos da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, uma produção em formato de podcast vai trazer até o final deste ano entrevistas semanais com egressos da Escola, atuantes nas mais diversas áreas da Educação Física e do Esporte. Produzido pela EEFE e pelo Estúdio Multimeios da USP, 
90 Anos de EEFE – Histórias e Trajetórias relembra momentos da Escola e mostra como estão hoje quem passou por lá. São depoimentos de nomes como Pedro Cavazzoni, CEO da Confederação Brasileira de Desportos na Neve, e Fábio Medina, proprietário do Studio Medina Fitness Plus, que existe há 15 anos, tem três unidades em São Paulo e atende mais de 200 alunos em busca de saúde e bem-estar, ou ainda o sensei Floriano Almeida, que atuou por diversos anos na Seleção Brasileira de Judô. Confira todos os episódios no Spotify ou no canal da EEFE no YouTube.

O primeiro programa, que foi ao ar no dia 29 de abril, é Brasil na Neve e traz como convidado Pedro Cavazzoni, CEO da Confederação Brasileira de Desportos na Neve. Ele concluiu o seu bacharelado em Esporte em 2011 pela EEFE e desde então atua na área de gestão de esportes olímpicos. Na sequência, Gestão Educacional apresenta a trajetória de Fábia Antunes, doutora em pedagogia e referência na gestão educacional. Fábia se formou no bacharelado de Educação Física pela EEFE em 1995 e na Licenciatura em 2002, tendo se tornado também mestre e doutora pela EEFE. Atualmente, é diretora pedagógica da Escola Lourenço Castanho, um colégio conceituado em São Paulo. 

Criação de Conteúdo é o tema do terceiro programa e traz Diego Paladini, que trabalha com criação de conteúdo digital desde 2013. Ele é criador do canal no YouTube Saúde na Rotina, um dos maiores do segmento fitness no Brasil, com mais de 1 milhão de inscritos, e do Instagram Saúde na Rotina, com mais de 100 mil seguidores. Ele se formou no bacharelado em Educação Física pela EEFE em 2006, e tem MBA em Marketing; além disso é especialista e mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho. 

Thatiana Freire, gestora esportiva do Comitê Olímpico do Brasil é a convidada do terceiro episódio da série. Formada no bacharelado em Esporte em 2003, defendeu seu mestrado na EEFE em 2010, orientada pelo professor Dante de Rose Junior, e atualmente é doutoranda na Unicamp. Fábio Medina, proprietário do Studio Medina Fitness Plus, que existe há 15 anos, tem três unidades em São Paulo e atende mais de 200 alunos em busca de saúde e bem-estar, participa do programa Empreendedorismo em Educação Física.

Gestão de Eventos é o tema de Paula Roberta de Pádua, coordenadora de programação no Sesc Santana. Ela se formou no Bacharelado em Educação Física em 2010, possui duas especializações na área Organização de Eventos e um MBA em Educação e Gestão de Projeto Ágeis, e desde 2013 trabalha com esporte e eventos no Sesc. No dia 10 de junho foi ao ar o episódio Quatro Décadas no Judô, com Floriano Almeida, que atuou por diversos anos na Seleção Brasileira de Judô e foi técnico de grandes atletas do esporte, como Erica Miranda e Ketleyn Quadros. Ele concluiu a sua graduação em Educação Física em 1979 e, desde então, esteve à frente da conquista de diversos títulos nacionais e internacionais, incluindo a primeira medalha olímpica individual feminina do Brasil.

Confira todos os episódios na Plataforma Spotify ou no canal da EEFE no YouTube.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.