USP inaugura espaço dedicado a Quebéc no Centro Intercultural Internacional

Ministra de Relações Internacionais da província canadense, Martine Biron, participou da cerimônia do novo corner da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Publicado: 24/05/2024     Atualizado: 28/05/2024 as 20:10
O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e a ministra Martine Biron cortam a faixa na inauguração do Espaço Québec – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Um espaço dedicado à província canadense de Québec é o mais novo corner do Centro Intercultural Internacional (CII) da USP. A inauguração do Espaço Québec contou com a presença da ministra de Relações Internacionais e da Francofonia de Québec, Martine Biron.

Em breve discurso, a ministra se mostrou emocionada diante da iniciativa e ressaltou a importância de espaços internacionais. “É um orgulho inaugurar o Espaço Québec em um centro de conhecimento como a USP, em que os jovens querem aprender, querem se abrir às culturas do mundo inteiro. Agora as fronteiras não existem mais e isso é o mais importante. Agradeço profundamente à Universidade de São Paulo por esse projeto magnífico e caloroso”, afirmou Martine.

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, comemorou a integração da USP e Québec – a segunda província mais populosa do Canadá e a única a ter uma população predominantemente francófona –  e evidenciou o papel singular da USP. “Não é comum uma universidade ter tantos espaços internacionais como temos aqui, neste Centro. Em um mundo dividido, termos essa experiência no Brasil, na USP, é um exemplo de convivência, paz e qualidade acadêmica para todo o mundo”, destacou.

[A partir da esquerda] O presidente da Aucani, Sergio Proença, a ministra Martine Biron, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e o diretor do Escritório de Québec em São Paulo, Jason Naud – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Acompanhados pelo presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Sergio Proença, e pelo diretor do Escritório de Québec em São Paulo, Jason Naud, a ministra e o reitor conversaram sobre os impactos positivos da parceria entre a província canadense e a USP e discutiram políticas de sustentabilidade ambiental.

O novo Espaço Québec se junta a outros seis corners internacionais do Centro Intercultural Internacional – Korea Corner, Israel Corner, France Corner, India Corner, Ireland Corner e Deutschland Corner – que criam um ambiente de integração cultural entre diferentes países e a Universidade, além de oferecer atividades e eventos diversos. O Centro Intercultural Internacional é um projeto ligado à Aucani.

O Centro Intercultural Internacional está aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, no Centro de Difusão Internacional (CDI), localizado na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, Bloco B, 1º andar, na Cidade Universitária, em São Paulo. Para mais informações, acesse o site da Aucani.

* Estagiária sob supervisão de Erika Yamamoto