Orquestra de Câmara da USP une o clássico com o samba e o choro

Orquestra faz duas apresentações neste fim de semana em São Paulo

Publicado: 13/06/2024

Texto: Roberto C. G. Castro

A Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP – Foto: Reprodução/Ocam/Facebook

Neste fim de semana, em duas apresentações, a Orquestra de Câmara (Ocam) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP traz ao público o espetáculo Toque de Encruzilhada, uma apresentação que promete unir a riqueza da música orquestral com os vibrantes ritmos do samba e do choro. A orquestra receberá como solistas convidados a cantora Raquel Tobias e o Quarteto Pizindim, sob a regência do maestro André Bachur, regente adjunto da Ocam.

As apresentações são gratuitas. A primeira ocorre nesta sexta-feira, dia 14, às 20h30, no Espaço Cachuera (Rua Monte Alegre, 1094), em São Paulo, com ingressos já esgotados.  A segunda apresentação será no Instituto Tomie Ohtake (Rua Coropé, nº 88, no bairro de Pinheiros), em São Paulo, no domingo, dia 16, às 11 horas, sem necessidade de reservar ingresso.

O espetáculo faz parte da temporada de 2024 da Ocam, intitulada Encruzilhadas. Segundo Bachur, “a ideia do concerto nasceu em homenagem aos 100 anos de falecimento de Tia Ciata, figura fundamental na história cultural do País, com toda sua representatividade na história do samba, do choro e da cultura brasileira. Buscamos trazer um repertório que celebra os ritmos e sonoridades orquestrais misturados à música popular de matrizes afro-brasileiras”.

Para o concerto, a orquestra convidou Raquel Tobias, cantora e compositora de samba, intérprete de diversas escolas de samba, como Imperatriz da Sul, Extremo Sul, Lavapés, Estrela do 3º Milênio e Mocidade, e de diversos blocos de rua. Com a Ocam, a cantora apresentará sambas que percorrem diversos estilos, como É Batucada, de Donga, e Não Deixe o Samba Morrer, de Edson Conceição e Aloísio Silva, além de obras autorais, em arranjos originais para os grupos.

O maestro André Bachur - Foto: Cecília Gidali

A apresentação também contará com o Quarteto Pizindim, que integra as linguagens do samba, do choro e das periferias paulistas. O grupo, formado por Rafael Esteves (bandolim), Rodrigo Carneiro (violão de sete cordas), Emerson Bernardes (cavaquinho) e Claudinho Martins (pandeiro), se originou na zona leste de São Paulo. Ele apresentará obras do choro e acompanhará a orquestra e Raquel Tobias nas apresentações.

Na ocasião, a Ocam também apresentará músicas inspiradas em ritmos afro-brasileiros, como o Atotô do L’homme armé, do compositor baiano Paulo Costa Lima, e trechos de Escrevo o Que Eu Quero, obra de Carlos dos Santos inspirada em ritmos africanos e nas ideias do ativista sul-africano Steve Biko.

Com informações da assessoria de imprensa da Ocam

Foto: Divulgação/OCAM-USP