“Série Energia”: Livro traz radiografia robusta do setor energético brasileiro

Com rigor acadêmico e aplicação prática, estudo aponta alternativas para o futuro sustentável

Publicado: 21/06/2024
As recentes crises energéticas do Brasil estão registradas em livro que traz dados significativos e aponta soluções para evitar novos problemas de geração e abastecimento – Imagem: Vladimir Tasca, criada em IA/bing.com

Logo da Rádio USP

As crises energéticas no Brasil, especificamente as de 2013 e 2021, resultaram em custos financeiros significativos, totalizando US$ 55,1 bilhões, em grande parte pagos pelos consumidores. Estes valores incluem custos variáveis de produção de energia termelétrica e gastos com plantas emergenciais. Essa é apenas uma das informações contidas na publicação As Crises de Energia no Brasil: Reflexões para um Gerenciamento Efetivo do Instituto E+ Transição Energética.

A obra é extremamente relevante e bem estruturada, abordando com profundidade e clareza um tema crucial para o desenvolvimento sustentável do País. O trabalho é um exemplo notável de rigor acadêmico e aplicação prática, trazendo à tona não apenas a análise dos eventos passados, mas também propondo soluções concretas e viáveis para o futuro. A coordenação de Rosana Santos, junto com os esforços dos autores Luiz Maurer, Paulo Born, Luiz Barata e Edlayan Passos, resultou em um estudo que certamente contribuirá para o debate e a formulação de políticas energéticas no Brasil.

Entre as percepções e destaques estão:

1. Definição de Crise e Causas Comuns

A publicação define uma crise de energia como um desequilíbrio entre oferta e demanda, manifestando-se como restrição de energia ou de capacidade, ou uma combinação de ambas. Destaca que nos últimos 35 anos, o Brasil enfrentou cinco crises relevantes, sendo que todas foram marcadas por choques na oferta devido a restrições na produção de energia hidráulica.

1. Participação do Consumidor

A publicação enfatiza a importância da participação do consumidor na gestão das crises, destacando que intervenções na demanda poderiam ter reduzido significativamente os custos e as emissões de CO2. Exemplos incluem a crise de 2013, onde uma redução de 5,3% no consumo teria economizado 56% dos custos de combustível.

1. Desafios do Mix Energético

Com a redução da participação relativa das usinas hidrelétricas e o aumento das renováveis intermitentes, o Brasil enfrenta desafios para atender à demanda de ponta. A diversificação da matriz energética, apesar de positiva, traz complicações no gerenciamento elétrico.

1. Experiências Internacionais

O estudo compara crises internacionais, como as da Califórnia em 2001 e da África do Sul em 2018, mostrando como a participação da demanda e a gestão eficiente podem mitigar os impactos das crises. A crise de 2001 no Brasil é destacada como um exemplo de sucesso em gestão de demanda.

1. Mecanismos de Resposta da Demanda

A análise dos mecanismos de resposta da demanda, como o Programa de Redução Voluntária de Demanda implementado em 2021, demonstra que medidas inovadoras podem proporcionar flexibilidade ao sistema e ajudar a lidar com crises futuras.

Ao analisar crises passadas e propor soluções baseadas em evidências e experiências internacionais, o estudo oferece um guia estratégico para enfrentar futuros desafios no setor elétrico, promovendo a participação ativa do consumidor e a adoção de políticas eficientes e sustentáveis.

A Série Energia tem apresentação do professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA), que produziu este episódio com Murilo Miceno Frigo, discente de doutorado e professor do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS). A coprodução é de Ferraz Junior e edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.