Alunos da USP estão recolhendo tubos de pasta de dente vazios para reciclagem

São aceitos tubos de pasta de dente que serão usados na produção de móveis e cartelas de remédios vazios para a conversão em cadeiras de rodas

Publicado: 14/06/2024
As embalagens vazias vão se transformar em móveis, como mesa e cadeiras – Foto: EBC/TV Brasil

Os alunos das Faculdades de Ciências Farmacêutica (FCFRP) e de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp), ambas da USP, estão recebendo tubos de pasta de dente, fracos de shampoo e caixas de leite vazios para a produção de móveis, como mesa, cadeira e armário. O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e transmitir a informação sobre como descartar esses resíduos de uma maneira ecológica.

Os postos de recolhimento estão em vários locais do campus da USP em Ribeirão Preto, como FCFRP, na Faculdades de Medicina (FMRP), e de Economia, Administração, Contabilidade (FEA-RP). Nesses locais foram colocadas caixas com o logotipo do projeto Descartubos.

“Esses materiais passam por um processo industrial, triagem, lavagem industrial, recortes dos materiais em picotes e depois vão para uma máquina de compressão, onde, em alta temperatura, o material é prensado para formar placas. Essas placas podem ser transformadas em telhas ecológicas e móveis”, explica a aluna da Forp, Keila Ramos.

Além desses materiais, no corredor principal dos anfiteatros da FCFRP, estão sendo recolhidos os blisters (cartelas de remédios) vazios que serão direcionados para a reciclagem e convertidos em cadeiras de rodas, que serão doadas para hospitais. Nesse local também são aceitas esponjas de cozinha e material de escritório (lápis de cor e grafite, borracha, apontador, caneta, marca texto, canetinha, marcador permanente, marcador para quadro branco e lapiseira), que serão enviados para um programa de reciclagem.

“Os medicamentos e suas embalagens não devem ser descartados em lixo comum, pois a embalagem pode conter resíduos, por isso, o ideal é que seja descartado em lugar adequado para essa finalidade”, afirma a professora da FCFRP, Marilisa Guimarães.

O projeto é uma iniciativa da disciplina de extensão Extenfarma da FCFRP, com colaboração da Forp e do USP Recicla da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) do campus da USP em Ribeirão Preto.

Mais informações pelo e-mail recicla.rp@usp.br.

*Estagiária sob supervisão de Rose Talamone