Orquestra da USP homenageia a música sul-americana em concerto neste mês

Sob a regência do maestro Victor Hugo Toro, a Osusp terá a companhia da soprano Ludmilla Bauerfeldt

Publicado: 06/06/2024

Dando continuidade à temporada de concertos 2024, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) vai apresentar Exuberância Sul-Americana no próximo dia 15 de junho, sábado, às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri. Neste sexto programa do ciclo Esculpir o Tempo, voltado à música sinfônica e suas diversas facetas e expressões, a Osusp receberá o maestro Victor Hugo Toro e a soprano Ludmilla Bauerfeldt para celebrar um repertório exclusivamente latino-americano.

O chileno Victor Hugo Toro é formado em regência orquestral na Faculdade de Artes da Universidade do Chile. Com mais de 20 anos de carreira, regeu as principais orquestras do Chile e importantes internacionais, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra do Teatro Massimo de Palermo e da Arena de Verona, na Itália, Orquestra Estable do Teatro Colón de Buenos Aires, Sinfônica de Rosario, na Argentina, Orquestra Sinfônica do Sodre, no Uruguai, dentre outras. Toro foi escolhido como um dos 100 líderes jovens do Chile pelo jornal El Mercúrio e recebeu homenagens por sua contribuição para a música e o intercâmbio cultural entre o Chile e o Brasil. Recebeu também a Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes, no grau de comendador, pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino.

Foto: Opera Atelier

“A Osusp é uma orquestra de grande tradição, especialmente por sua vinculação à Universidade e ao compositor Camargo Guarnieri. Será um concerto muito especial, pois tenho uma parte muito importante da minha carreira no Brasil. Estou muito feliz em reger um programa tão especial.”

Maestro Victor Hugo Toro

Em sua companhia estará a soprano Ludmilla Bauerfeldt, protagonista das principais casas de ópera do país, que vem desenvolvendo uma extensa carreira em concertos e festivais da Europa. Premiada em concursos internacionais, Ludmilla terminou sua formação na Academia do Teatro Alla Scala, em Milão, na Itália, uma prestigiosa referência do canto lírico mundial, onde protagonizou as produções das óperas Don Pasquale (Donizetti) e La Scala di Seta (Rossini).

Foto: Opera Atelier

“Participar da série Esculpir o Tempo cantando a Floresta do Villa, sob a direção artística do Tobias e a regência do Victor Hugo Toro é uma grande honra para mim. A Floresta do Amazonas, de Villa-Lobos, e as canções que a compõem, de autoria de Dora Vasconcellos, são icônicas e fazem parte do repertório de toda soprano brasileira.”

Soprano Ludmilla Bauerfeldt

O programa se inicia com a estreia brasileira da Suíte Patagônia, do compositor chileno Horácio Salinas, uma ode a uma das mais belas regiões do planeta. Como segunda parte, a Osusp apresentará uma suíte da Floresta do Amazonas, uma das últimas composições de Heitor Villa-Lobos. Obra que nasceu a partir de uma encomenda para a trilha sonora de um filme estrelado por Audrey Hepburn, a composição tem nas suas canções passagens conhecidas, que foram gravadas por algumas das mais importantes sopranos de todos os tempos, incluindo Bidu Sayão, com regência do próprio Villa-Lobos.

“São impressões profundamente contemplativas e melancólicas, além de simbólicas também, pela voz feminina cantar a floresta e representar as emoções desse ambiente tão vital e misterioso quanto a floresta amazônica”, avalia Ludmilla Bauerfeldt.

Serviço

Os ingressos para Exuberância Sul-Americana serão liberados a partir do dia 10 de junho (segunda-feira).

As entradas são reservadas através do AppTicket que também está disponível em usp.br/osusp.

O concerto será no dia 15 de maio (sábado), às 16 horas, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária.

Os concertos da Osusp são gratuitos e solidários, garantidos através da doação de 1 kg de alimentos não perecíveis, agasalhos e cobertores.

Horácio Salinas (1951) – Suíte Patagônia (2023), estreia brasileira

La luz austral

Selknam

El viento y el água