
Estudantes e professores da USP podem aprender como realizar socorros emergenciais em três tipos de situação. O curso será oferecido pelo programa Kids Save Lives, que no Brasil é representado e desenvolvido por docentes e alunos da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em São Paulo.
Na atividade, haverá o reconhecimento de sinais e sintomas de AVC súbito, parada cardíaca súbita e engasgo, assim como prática de procedimentos com a vítima e encaminhamento para serviço médico de emergência. No mesmo treinamento, serão avaliados conhecimentos e competências dos participantes.
Apoiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o curso oferecerá 25 vagas e será realizado no dia 30 de abril, das 12h50 às 17 horas, nas dependências da FMUSP. Os interessados devem entrar em contato através de um destes e-mails: naomi.kondo@fm.usp.br ou regiani@usp.br.
Quem coordena o projeto é a professora Naomi Kondo Nakagawa. O objetivo do Kids Save Lives é a criação de um movimento de ensino sobre parada cardíaca e AVC, para que crianças e adolescentes saibam quais medidas devem ser tomadas durante essa situação. Quem oferece os treinamentos são os próprios professores e alunos de Medicina da USP que se voluntariam.
Para os estudantes de graduação da USP, o treinamento é oferecido por meio da disciplina optativa MSP4060, composta de cinco aulas presenciais e uma aula a distância. A disciplina é oferecida uma vez por semestre (consultar o sistema Jupiterweb).
O projeto também realiza treinamento em escolas da rede pública de ensino fundamental e médio. A seleção das escolas é semestral. semestre. Interessados devem entrar em contato com a professora Naomi ou com a professora Maria José Carvalho Carmona (maria.carmona@incor.usp.br).