Programa Consultório na Rua é analisado em pesquisa

Em entrevista aos “Novos Cientistas”, psicólogo aponta “jogo de forças” na condução do programa do governo federal destinado a atender pessoas em situação de rua

 22/03/2019 - Publicado há 5 anos
Por

jorusp

Logo da Rádio USP

No podcast Os Novos Cientistas desta quinta-feira (22), o psicólogo Igor da Costa Borisow falou sobre seu estudo, realizado na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em que analisou o programa do governo federal Consultório na Rua. A iniciativa conta com equipes multiprofissionais que buscam desenvolver ações integrais de saúde para a população em situação de rua. As atividades são feitas de forma itinerante e, quando necessário, em parceria com equipes das Unidades Básicas de Saúde locais.

Borisow detectou na pesquisa que existe o que ele chama de “jogo de forças” na condução do programa. “Conseguimos ver como aqueles que estão em altos cargos, nos ministérios, por exemplo, tinham mais facilidade em impor suas opiniões”, afirma.“Percebemos também que as pessoas que batiam o martelo em muitas decisões eram médicos.” O psicólogo descreveu o desenvolvimento do programa como “um jogo de cabo de guerra entre interesses pessoais, políticos, institucionais e da população”.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Curitiba

Com relação à reação externa, o psicólogo ressalta que muitas vezes o trabalho do programa é mal compreendido pela comunidade. “Muitos nos abordavam dizendo para internarmos as pessoas e as tirarmos da rua, mas nem sempre esse é o objetivo. Precisamos respeitar a escolha e os direitos de cada um e negociar para que recebam o tratamento, mediando isso com a comunidade.”

O psicólogo também avaliou o funcionamento dos consultórios na rua por meio de análises comparadas com programas similares em Portugal e nos EUA: “Identificamos núcleos comuns em todos os países, como a própria ideia de serviço móvel, que pode romper as barreiras físicas entre o paciente e o tratamento”. A tese de doutorado O consultório na rua e a atenção básica à população em situação de rua teve a orientação do professor Juarez Pereira Furtado.

 

O podcast Os Novos Cientistas vai ao ar toda quinta-feira, às 8 horas, dentro do Jornal da USP no Ar, que é apresentado diariamente pela jornalista Roxane Ré (das 7h30 às 9h30) na Rádio USP FM (93,7 MHz).

Ouça a íntegra do podcast.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.