Estado de São Paulo tem aumento no número de óbitos por covid-19

Especialistas alertam para o ápice da nova onda no Estado; Na USP, praticamente 100% dos alunos, docentes e funcionários estão com esquema vacinal completo

 14/07/2022 - Publicado há 2 anos
Por

 

Os dados da semana epidemiológica mais recente (3 a 9 de julho) mostram que houve estabilização no número de casos novos/dia, queda nas novas internações pela segunda semana consecutiva e aumento discreto no número de óbitos, indicando que devemos ter atingido o ápice dessa nova onda no Estado de São Paulo: média diária de novos casos (-0,5%), internações (-8,3%) e óbitos (+1,64%).

Na USP, 72 casos de covid-19 ou síndrome gripal foram notificados nos primeiros oito dias deste mês. O mês de junho fechou com 1.137 casos, superando o mês de janeiro (1.126), que foi o mês com maior número de casos de covid na comunidade uspiana, segundo dados da Superintendência de Saúde da USP. “Há um aumento indiscutível de casos de covid na comunidade USP, com níveis próximos aos de janeiro deste ano”, diz o professor da Faculdade de Medicina e superintendente de saúde da USP, Paulo Lotufo. “O fato relevante é que não está havendo casos graves e óbitos, em decorrência da cobertura vacinal elevada na universidade.”

A vacinação não impede que as pessoas contraiam o vírus, mas reduz significativamente o risco de agravamento da doença. Praticamente 100% dos alunos, docentes e funcionários da USP estão com esquema vacinal completo — obrigatório para frequentar a universidade. Ainda assim, é preciso cautela: Lotufo lembra que mesmo casos menos graves de covid-19 podem deixar sequelas de longo prazo sobre funções respiratórias, cardíacas e cognitivas; além de afastar as pessoas do trabalho. “Mesmo sem a gravidade do início da pandemia, os casos de covid são incapacitantes, com prejuízos individuais e para todo o coletivo”, pontua o médico.

A Comissão Assessora de Saúde da USP monitora continuamente a pandemia e ressalta que o uso de máscaras permanece obrigatório em ambientes fechados da universidade, assim como no transporte público e nos serviços de saúde. Em ambientes abertos o uso não é obrigatório, mas também recomendado, sempre que houver aglomeração.

Os números estão detalhados no Boletim Epidemiológico USP-Covid desta semana. Mais informações no site USP Retorno Seguro: https://retornoseguro.usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.