Números indicam possível piora da pandemia em São Paulo

Especialistas vão acompanhar as estatísticas nas próximas semanas para avaliar se aumento deriva do represamento de dados no feriado ou se representa uma piora real da pandemia no Estado

 04/05/2022 - Publicado há 2 anos
Por

.
Os dados da semana epidemiológica mais recente (24 a 30 de abril) apontam para uma possível piora no quadro epidemiológico da pandemia no Estado de São Paulo. Todos os indicadores fecharam a semana em alta, relativamente à semana anterior: novos casos (4%), novas internações (11%) e óbitos (46%). Quantitativamente, os números ainda estão bem abaixo dos que foram registrados no início deste ano, e é possível que esse novo aumento seja um fenômeno estatístico pontual, resultante do represamento de notificações durante os feriados de Páscoa e Tiradentes — como já ocorreu após o feriado de carnaval, no início de março. Especialistas vão acompanhar a evolução dos dados nas próximas semanas para fazer um diagnóstico. 

Os números estão detalhados no Boletim Epidemiológico USP-Covid desta semana, baseado em dados oficiais fornecidos pelo Comitê Científico que assessora o governo do Estado de São Paulo no combate à pandemia. A média de mortes por covid-19 nesta semana epidemiológica foi de 32 óbitos/dia, comparado a 22 óbitos/dia na semana anterior. A média diária de novas internações oscilou de 155 para 171.

Mais de 93% da população do Estado acima de 5 anos está com esquema vacinal completo, incluindo 53% das crianças com até 11 anos. Dois terços da população adulta já tomou a dose de reforço — essencial para aumentar a imunidade de pessoas idosas e mais vulneráveis à doença.

Importante ressaltar que o uso de máscaras permanece obrigatório no transporte público e nos serviços de saúde, por determinação do Estado, e em todos os ambientes fechados na USP, por recomendação da Comissão Assessora de Saúde da Reitoria. Recomenda-se também o uso de máscaras em ambientes abertos, sempre que houver concentração de pessoas. Apenas pessoas vacinadas estão autorizadas a frequentar a universidade. 

Confira o boletim neste link.

O Boletim Epidemiológico USP-Covid é publicado toda quarta-feira. Mais informações no site USP Retorno Seguro: https://retornoseguro.usp.br.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.