Especialista explica em podcast sobre a nova rotulagem nutricional de alimentos

Pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da USP detalha as novas mudanças nos rótulos dos alimentos que podem conscientizar os consumidores sobre escolhas alimentares mais saudáveis

 17/10/2022 - Publicado há 2 anos
Novos rótulos devem trazer informações sobre elementos prejudiciais em excesso nos alimentos – Foto: Reprodução / Freepik

.
Produzido pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, o podcast Saúde É Pública procura levar ao grande público temas da atualidade que mostrem como a saúde pública está em todo lugar, em diferentes âmbitos da vida. Como um dos assuntos do momento é a nova regra para rótulos de alimentos, o último episódio traz Ana Paula Bortoletto, pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde, que faz parte da FSP, para explicar a norma recém-criada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A norma, que entrou em vigor no dia 9 de outubro de 2022, regulamenta que alimentos industrializados com altas quantidades de açúcar, gordura e/ou sódio deverão receber um alerta com o símbolo de uma lupa na frente das embalagens. A mudança tem como objetivo ajudar o brasileiro a tomar decisões mais conscientes no momento da compra e promover uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Ana Paula, que é especialista em políticas públicas relacionadas a ambientes alimentares saudáveis, fala sobre a importância dessa rotulagem frontal, detalha as novas mudanças e, ainda, explica quais critérios a Anvisa utilizou para estabelecer quais alimentos serão considerados “altos” em nutrientes prejudiciais à saúde.

Além disso, ela comenta a pressão exercida pela indústria alimentícia contra a nova regulamentação e quais aspectos poderiam ter sido melhores na formulação da norma.

Clique no player e confira o episódio:

.
Uma maneira de divulgar a ciência

O podcast Saúde é Pública, com nova edição disponível a cada 15 dias, está no episódio de número 32 e já abordou temas como déficit de altura e saúde nutricional de crianças, varíola dos macacos, vacinação infantil, sono e pandemia, pobreza menstrual, covid-19 e saúde da população negra, entre outros. É produzido pela equipe de Comunicação da FSP em parceria com a Escola de Comunicações e Artes (ECA) e também com a Rádio USP. O projeto conta com a participação de funcionários, estagiários, alunos e professores da FSP.

Com base em temas da atualidade, os episódios trazem pesquisadores da USP e estudos realizados na Universidade, mostrando de forma fácil e didática ao público como funciona o universo da ciência.

Confira todos os episódios neste link ou por outras plataformas como Anchor e Youtube.

.

Com informações da Assessoria de Comunicação da FSP

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.