Como cozinhar de forma mais saudável? Vídeos dão dicas para preparar refeições em casa

Materiais educativos produzidos por pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da USP ajudam a desenvolver habilidades culinárias domésticas, buscando desenvolver a autonomia na arte de cozinhar

 11/10/2022 - Publicado há 2 anos
Foto: Pexels

.
Com o objetivo de valorizar o ato de cozinhar e contribuir para a promoção da saúde e a autonomia nas escolhas alimentares, a pesquisadora Aline Rissatto Teixeira, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, produziu vídeos educativos e materiais gráficos voltados a usuários e profissionais da Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho foi desenvolvido durante o doutorado, que buscou desenvolver a Escala de Habilidades Culinárias Domésticas da Atenção Primária à Saúde (EHAPS).

Com conteúdos validados por um painel de especialistas, os vídeos trazem dicas para o preparo das refeições em casa, visando não apenas a subsidiar os profissionais de saúde nas suas orientações aos pacientes, como também a auxiliar as pessoas em geral a desenvolver habilidades culinárias. Incluem dicas sobre planejamento das refeições da semana; seleção, combinação e preparo de alimentos; o desenvolvimento de habilidade multitarefas e ainda sobre confiança quanto à capacidade culinária.

De acordo com a pesquisadora, que teve orientação da professora Betzabeth Slater, do Departamento de Nutrição da faculdade, o ato de cozinhar contribui para a promoção da saúde e produz autonomia, incentivando escolhas alimentares mais adequadas e saudáveis. São muitos os obstáculos, contudo, que afastam as pessoas da cozinha, como falta de tempo, insegurança e sobrecarga de tarefas. “Diante dessas dificuldades, saber por onde começar pode ser o mais difícil. Por isso, é importante que os profissionais de saúde tragam, em suas consultas, orientações sobre a prática de cozinhar”, afirma.

A série de vídeos tem o objetivo de contribuir na capacitação dos profissionais de saúde em suas orientações, além de incentivar os usuários a se apropriarem diretamente do conteúdo. As dicas envolvem as habilidades culinárias domésticas necessárias ao preparo de refeições caseiras, buscando desenvolver a autonomia na arte de cozinhar.

Seleção, combinação e preparo de alimentos
Planejamento criativo
Confiança quanto à capacidade culinária
Habilidades multitarefas

.
Um dos vídeos, direcionado aos profissionais de saúde, apresenta a importância de abordar esse tema no cotidiano de trabalho da APS. Essa abordagem faz parte do esforço coletivo de promoção da saúde frente a um cenário em que o tempo dedicado ao preparo de alimentos em casa tem diminuído.

Para acompanhar os vídeos, foram elaborados materiais gráficos que ajudam a colocar as habilidades culinárias em prática no dia a dia, com atividades e orientações para o planejamento semanal de refeições, a organização da rotina doméstica, o preparo de refeições rápidas e o uso de temperos naturais.

A produção dos vídeos contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A EHAPS é uma escala que avalia as Habilidades Culinárias Domésticas de profissionais da APS. A promoção da Alimentação Adequada e Saudável é uma das prioridades dentro das estratégias de promoção da saúde no SUS. O Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda que trabalhadores envolvidos com a promoção da saúde procurem incluir a culinária como tema de encontros e conversas com a população, além de apoiar o desenvolvimento de habilidades pessoais para promover práticas alimentares apropriadas para cada indivíduo ou grupo social.

Acesse o conteúdo dos vídeos no Youtube neste link e acesse os materiais gráficos na página do projeto.

.
Texto: Comunicação da FSP-USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.