Cobertura de necessidade de óculos não ultrapassa os 10% na América Latina, Ásia e África

Especialista defende adoção de estratégias de saúde pública para melhorar acesso a consultas e tratamentos de miopia, hipermetropia e astigmatismo em população adulta

 16/11/2022 - Publicado há 1 ano

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha chama a atenção das autoridades de saúde para a baixa cobertura da necessidade de correção de erros refrativos na população: miopia, hipermetropia e astigmatismo.

O professor cita recente publicação da Lancet, que avaliou 170 estudos com amostras de mais de meio milhão de pessoas em todo o mundo e revelou que países da América Latina, Ásia e África têm apenas 10% das necessidades de uso de óculos atendidas entre a população adulta com idade acima de 50 anos.

O estudo, segundo Rocha, avaliou mais de 60 países e verificou desigualdades, como a cobertura dos países ricos, que chegam a quase 80% das necessidades de óculos atendidas, e também das desigualdades dentro de uma mesma população, que tem mulheres e mais idosos entre aqueles que apresentam maior dificuldade de acesso ao tratamento. Outro fator que avalia como marcante é a necessidade de óculos para a visão de perto que, em países mais pobres, só tem cerca de 20% das pessoas atendidas.

O professor Rocha diz que o tratamento para enxergar melhor tem nos óculos “o recurso mais simples, mais barato e mais rapidamente acessível”. Mas, nesses locais mais pobres do planeta, a população adulta que precisa usar óculos para ver “de longe ou de perto e realizar atividades de vida diária, da vida profissional, não está sendo suficientemente atendida”.

Com os resultados do estudo, o professor defende a necessidade de mais ações de saúde pública para implementar estratégias que melhorem a visão dos adultos, incluindo o acesso a consultas para óculos de longe e de perto aos adultos e idosos. Essas ações, acredita Rocha, podem dar mais autonomia, evitar acidentes e prolongar e elevar a qualidade de vida dessa população.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.