Equipe da USP vence maior competição de foguetemodelismo da América Latina

Pela terceira vez seguida, o Projeto Jupiter, da Escola Politécnica da USP, foi campeão da Latin American Space Challenge; foguete da equipe quebrou recordes históricos

06/10/2022 - Publicado há 2 anos
Equipe do Projeto Jupiter comemora o lançamento do foguete Juno II – Foto: Divulgação/Projeto Jupiter Poli-USP

.
Sete anos de atuação, nove lançamentos de foguetes e três vitórias consecutivas na Latin American Space Challenge (Lasc). Essa é uma breve apresentação da trajetória do Projeto Jupiter, núcleo de extensão da Escola Politécnica (Poli) da USP, que novamente venceu a segunda maior competição de foguetemodelismo do mundo. Ao alcançar mais de 3,7 quilômetros de altitude, a equipe quebrou recordes históricos de apogeu e tempo de voo com o foguete Juno II. A competição foi realizada em agosto na cidade de Tatuí, em São Paulo, na área chamada Cabo Canavial.

A Latin American Space Challenge convoca os participantes para a realização do processo completo do foguetemodelismo: o desenvolvimento, a simulação, a apresentação e o lançamento dos projetos de foguetes. Essa disputa é formada por dois campeonatos, o Satellite Challenge e o Rocket Challenge. O Projeto Jupiter participou apenas do primeiro, no qual levou o primeiro lugar na categoria de foguetes com apogeu de 3 quilômetros. Além do Brasil, participaram do torneio equipes de oito países: Turquia, México, Peru, Argentina, Colômbia, Índia, Costa Rica e Paraguai, além do time ANT (Authorized Neutral Team) com participantes que competem de forma independente.

Contam como pontuação na Lasc o esforço da equipe, o relatório técnico, a implementação do projeto e o desempenho de voo. Em cada um desses critérios, são estabelecidas regras que conduzem a avaliação do júri para cada equipe, individualmente. Além de levar a maior na soma dos pontos e ganhar o prêmio de Overall Winner, o Juno II voltou intacto após o lançamento.

Foguete Juno II da equipe do Projeto Jupiter – Foto: Divulgação/Projeto Jupiter Poli-USP

.

Isabela Maria Mendes Lopes, capitã do Projeto Jupiter – Foto: Divulgação/Projeto Jupiter Poli-USP

“A vitória exigiu um esforço construído em muitos anos por todos, mas valeu a pena. O que mais contou para mim nessa Lasc foi perceber que nosso time tinha conseguido o que merecia. Foi um momento histórico para o Jupiter e ter sido capitã desse time e do Juno II foi certamente uma das melhores experiências da minha vida. É muito bom saber que conseguimos seguir adiante com nossos projetos, nossas ambições e com nossa missão de inspirar pessoas e contribuir para a difusão da engenharia e da ciência no Brasil”, destaca Isabela Maria Mendes Lopes, capitã do Projeto Jupiter durante a competição.

Extensão universitária no setor aeroespacial

O Projeto Jupiter é um núcleo de extensão da Poli, orientado pelo professor Bruno Souza Carmo, do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli. Composto de membros da USP e de outras universidades, como a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o grupo estuda o setor aeroespacial e disputa as competições de foguetemodelismo e os desafios de satélites.

Equipe do Projeto Jupiter da Poli-USP – Foto: Divulgação/Projeto Jupiter Poli-USP
Premiações do Projeto Jupiter – Foto: Divulgação/Projeto Jupiter Poli-USP

Para participar do projeto não é necessário ser estudante de engenharia, basta ser matriculado em alguma instituição de ensino superior. O processo seletivo abre no início de cada semestre e pode ser realizado pelo site do projeto neste link; as vagas são referentes a cinco áreas técnicas (Aerodinâmica, Cargas Experimentais, Propulsão, Recuperação e Sistemas Eletrônicos) e duas áreas administrativas (Financeiro e Marketing).

Clique no player para conferir o lançamento do foguete:

Saiba mais sobre o Projeto Jupiter nas redes sociais do núcleo: Instagram | Facebook | Youtube