![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/20161104_00_cerebro.jpg)
De 12 a 16 de março, em Ribeirão Preto, será realizada a terceira Semana do Cérebro do INeC (Instituto de Neurociências e Comportamento). Formado por neurocientistas ligados à USP em Ribeirão Preto, o INeC há mais de dez anos investe na divulgação de informações sobre o cérebro e essa terceira edição significa “uma oportunidade a mais para expandir os conhecimentos” acerca do funcionamento do cérebro humano.
Durante toda a semana, os mais recentes achados sobre Alzheimer, depressão, ansiedade, metais neurotóxicos, terapias com cannabis, envelhecimento, psicoterapias e exercícios para memória serão apresentados ao público. Todos podem participar. O evento é gratuito e dispensa inscrições, mas os que desejarem receber certificado devem solicitar previamente.
As atividades envolvem palestras, coffee-breaks, exposição neurocientífica e sessão de cinema. Todas na sede do INeC, Av. do Café, 2.450, Monte Alegre, em Ribeirão Preto. Veja a programação completa aqui.
Agressão: criminalidade e biologia do cérebro
Na mesma semana, o campus da USP em Ribeirão Preto recebe a sétima Semana Nacional do Cérebro. Promovida pela Rede Ciência, Arte, Educação e Sociedade (CienArtES), grupo ligado ao Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, polo Ribeirão Preto, o programa começa dia 12 e vai até 17 de março.
O evento integra uma campanha global anual realizada pela Dana Alliance for Brain Initiatives e a European Dana Alliance for the Brain, que reúne universidades, hospitais e diversas organizações durante uma semana para difundir conhecimentos em neurociência e reforçar a importância desse campo de estudos. No Brasil, as atividades estão sob o selo da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC).
Na abertura, às 9 horas do dia 12 de março, neurocientistas e especialistas em Direito apresentam aspectos da “agressão humana” como: criminalidade, medidas punitivas e educativas e as causas biológicas que levam aos crimes. Durante toda a semana, a população poderá participar de mesas-redondas, debates, palestras e até feiras, envolvendo a interação de diferente áreas do conhecimento com a ciência que estuda o cérebro.
As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral, e serão realizadas no Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (Ceti-RP) que fica no campus da USP, Rua Pedreira de Freitas, casa 16. Os interessados podem conferir a programação detalhada e realizar inscrições no site do IEA.
Mais informações: (16) 3630-7411/3315-0368, e-mail secretaria@inec-eventos.org
Com informações de Thaís Cardoso, do IEA-Ribeirão Preto