Captação de inteligência deve avançar com ressonância magnética

Professor diz que pesquisas envolvendo o exame podem revelar relação de áreas do córtex com capacidade cerebral

 07/03/2018 - Publicado há 6 anos

jorusp

Logo da Rádio USP

Estudos recentes avançam na área da neurociência com métodos de captação de inteligência em humanos. Carlos Ernesto Garrido Salmon, do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, conta que a ressonância magnética tem se apresentado como uma técnica promissora de medição da capacidade cerebral.

O conceito de inteligência está longe de ser um consenso. No entanto, existem medidas de captação de circuitos nervosos aceitas pela comunidade médica, que podem ser utilizadas como parâmetro. O que se tem feito nas recentes pesquisas é uma série de captações de imagens cerebrais através do exame de ressonância magnética. Depois, as imagens são processadas e se buscam relações entre os resultados obtidos e as medidas de inteligência existentes.

O professor conta que um dos objetivos dessa técnica é conseguir vincular determinadas regiões corticais com índices de capacidade cerebral. A partir do entendimento do cérebro como uma rede complexa de atuação conjunta, sabe-se que a inteligência não se concentra em uma só parte desse órgão. Além disso, implicações clínicas podem resultar dessas pesquisas, como a descoberta de relações entre as informações obtidas a partir das neuroimagens e a predisposição a doenças neurológicas.

Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.