Exposição no IEA-RP aborda neurociência e arte

Evento marca os 43 anos de atuação do professor da FMRP e coordenador da Rede CienArtES, Norberto García-Cairasco

07/03/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 10/03/2023 as 10:54

O Espaço Cultural do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP recebe entre os dias 13 de março e 12 de maio a exposição “43 Anos de Neurociência & Arte: Construindo Pluriversos – Integrando Múltiplos Saberes”.

A mostra, que será aberta no dia 13, às 17h, marca o início das atividades da Semana Nacional do Cérebro 2023 em Ribeirão Preto. Nela, o coordenador da Rede Ciência, Artes, Educação e Sociedade, grupo de estudos ligado ao IEA-RP, e docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, Norberto García-Cairasco, apresenta pinturas, desenhos e esculturas que compõem um retrato resumido da vivência plena de 43 anos como educador e cientista na área da neurociência.

“Nesse período, estive rodeado de incríveis cenários e seres vivos, humanos e felinos, com os quais aprendi a ser, como consequência de minha complexidade, humilde, empático, solidário, nada arrogante, e sobretudo, plural. Graças à minha atividade de educador e cientista, conheci muitos países, pessoas e culturas, o que me auxiliou na valorização e incorporação à minha essência de pluriversos e múltiplos saberes”, explica ele.

Cairasco é professor titular e chefe do Departamento de Fisiologia da FMRP-USP e coordenador da Rede CienArtES, grupo de estudos sediado no IEA-RP. Foi co-fundador da Semana Nacional do Cérebro e criador do Prêmio “Nise da Silveira” no Congresso Anual da SBNeC para trabalhos na área de neurociência e arte. Propôs uma lei municipal em Ribeirão Preto colocando a Semana do Cérebro no rol de festividades oficiais da cidade, sancionada pelo prefeito Duarte Nogueira. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidad de Salamanca, na Espanha, em 2022, e a Medalha ao Mérito Menção Cruz de Ouro no Conselho Municipal de Santiago de Cali na Colômbia, também em 2022.

Ao longo do período em que as obras permanecerem no Espaço Cultural do IEA-RP, haverá também a realização de oficinas de neurociência e arte e mesas-redondas temáticas, que serão divulgadas posteriormente.

A exposição tem o apoio da Comissão de Cultura e Extensão da FMRP-USP, da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis).

Semana do Cérebro

Além da exposição, a Semana Nacional do Cérebro em Ribeirão Preto contará com o pré-lançamento e apresentação do terceiro volume do e-book “Neurociência Crítica e Criativa nos Tempos da Pandemia de Covid-19”. O evento será no dia 16 de março, quarta-feira, a partir das 12h, no Espaço de Eventos do IEA-RP.

O e-book reúne atividades realizadas durante a disciplina “Estrutura e Função do Sistema Nervoso”, ministrada presencialmente pelo professor Cairasco durante a pandemia com a turma 70 do curso de Medicina. Será realizado ainda o pré-lançamento do e-book associado com o Projeto da Pro-Reitoria de Graduação “Neurociência & Arte: Impacto na Educação”, coordenado também pelo docente e que conta com a colaboração de alunos dos cursos de Medicina, Informática Biomédica, Direito, Psicologia e Música.

A Semana Nacional do Cérebro é promovida sempre no mês de março em todo o Brasil pela SBNeC e integra a Brain Awareness Week (BAW), com o objetivo de divulgar os avanços e benefícios resultantes do estudo do cérebro. Ela também está consolidada como uma iniciativa global de divulgação das neurociências promovida pela Dana Alliance for Brain Initiatives em todo o mundo.

Mais informações: iearp@usp.br.