
Em maio do ano passado, a cidade de São Paulo inaugurou o Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro. O complexo é voltado a treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e equipes dedicadas ao desenvolvimento do paradesporto; preparação física e treinamento de novas gerações de atletas de esportes adaptados; e formação de técnicos, classificadores, árbitros, gestores e outros profissionais relacionados ao esporte.
Para aumentar a visibilidade desse trabalho, estudantes da empresa júnior do curso de Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP realizaram um levantamento de estratégias de marketing que pudessem ser implementadas pelo centro.
Com o apoio da professora Andrea Lucchesi, a ação foi promovida pelo Núcleo Social da Marketing Júnior USP, que tem a responsabilidade de promover atividades que impactem a sociedade de alguma maneira. A primeira etapa consistiu em uma visita ao Centro Paraolímpico, no dia 22 de março, quando estavam ocorrendo os Jogos Parapan-Americanos de Jovens. A ideia era conhecer mais a modalidade esportiva paraolímpica e ainda entender as dificuldades de marketing no local para que estratégias fossem elaboradas.
“A visita proporcionou, além de exemplos de superação, a identificação de diversos pontos de marketing que podem ser melhorados com planejamento e, pensando nisso, os estudantes foram divididos em grupos e elaboraram as estratégias para promover o crescimento e a visibilidade dos esportes paraolímpicos nas mídias de comunicação, aumentar o número de patrocinadores e o reconhecimento dos atletas pela sociedade e ativar as marcas dentro do esporte paraolímpico”, explica Rogério Hortencio, da empresa júnior. Após a visita, a Marketing Júnior enviou as propostas à diretoria do centro de treinamento.

De acordo com Gustavo Carvalho, coordenador técnico do local, foi importante receber os alunos do curso de Marketing para que eles pudessem assistir às competições esportivas e ter a oportunidade de falar um pouco da história e regras de cada modalidade.
“O objetivo é difundir informações sobre nosso esporte e nossos atletas para milhares de pessoas, que vão passar para outras pessoas. É como o trabalho de formigas, mas, se comparado com o início do Comitê Paralímpico Brasileiro (que foi fundado em 1995), vem trazendo muito resultado. Convido a todos para virem assistir às competições que realizamos no Centro Paraolímpico Brasileiro, que, na minha opinião, é o maior legado esportivo dos Jogos Rio 2016.”
Localizado em uma área de 140 mil m² no Parque Fontes do Ipiranga, na capital paulista, o complexo é resultado de uma parceria entre o governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e o governo federal, por meio do Ministério do Esporte.

O empreendimento segue o conceito de países potência no esporte adaptado, como Ucrânia, China e Coreia do Sul e é um dos quatro centros de treinamento existentes no mundo, sendo o que possui o maior número de modalidades (15). As modalidades são: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, natação, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, golbol, halterofilismo, judô, rúgbi, tênis, tênis em cadeira de rodas, triatlo e voleibol sentado.
Marketing Júnior USP
Criada no final de 2009, a Marketing Júnior é uma empresa de consultoria que produz conteúdos próprios de marketing para a divulgação em diversos canais de mídia. Ela ajuda os alunos a colocar em prática o aprendizado adquirido em sala de aula. Para isso, eles prestam serviços para pequenas, médias e até mesmo novas empresas, com a orientação de professores da USP.
Mais informações: https://www.marketingjr.com.br/
Com informações da Marketing Júnior e governo do Estado de São Paulo