Ação de empresa júnior da USP ajuda a divulgar centro paraolímpico

Alunos de Marketing elaboraram estratégias para tornar local mais conhecido do público

03/05/2017 - Publicado há 7 anos
Grupo da Marketing Júnior USP visitou o centro de treinamento durante os Jogos Parapan-Americanos de Jovens – Foto: Divulgação

Em maio do ano passado, a cidade de São Paulo inaugurou o Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro. O complexo é voltado a treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e equipes dedicadas ao desenvolvimento do paradesporto; preparação física e treinamento de novas gerações de atletas de esportes adaptados; e formação de técnicos, classificadores, árbitros, gestores e outros profissionais relacionados ao esporte.

Para aumentar a visibilidade desse trabalho, estudantes da empresa júnior do curso de Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP realizaram um levantamento de estratégias de marketing que pudessem ser implementadas pelo centro.

Com o apoio da professora Andrea Lucchesi, a ação foi promovida pelo Núcleo Social da Marketing Júnior USP, que tem a responsabilidade de promover atividades que impactem a sociedade de alguma maneira. A primeira etapa consistiu em uma visita ao Centro Paraolímpico, no dia 22 de março, quando estavam ocorrendo os Jogos Parapan-Americanos de Jovens. A ideia era conhecer mais a modalidade esportiva paraolímpica e ainda entender as dificuldades de marketing no local para que estratégias fossem elaboradas.

“A visita proporcionou, além de exemplos de superação, a identificação de diversos pontos de marketing que podem ser melhorados com planejamento e, pensando nisso, os estudantes foram divididos em grupos e elaboraram as estratégias para promover o crescimento e a visibilidade dos esportes paraolímpicos nas mídias de comunicação, aumentar o número de patrocinadores e o reconhecimento dos atletas pela sociedade e ativar as marcas dentro do esporte paraolímpico”, explica Rogério Hortencio, da empresa júnior. Após a visita, a Marketing Júnior enviou as propostas à diretoria do centro de treinamento.

Paratletas durante jogo dos Parapan-Americanos de Jovens ocorrido em março -Foto: Divulgação

De acordo com Gustavo Carvalho, coordenador técnico do local, foi importante receber os alunos do curso de Marketing para que eles pudessem assistir às competições esportivas e ter a oportunidade de falar um pouco da história e regras de cada modalidade.

“O objetivo é difundir informações sobre nosso esporte e nossos atletas para milhares de pessoas, que vão passar para outras pessoas. É como o trabalho de formigas, mas, se comparado com o início do Comitê Paralímpico Brasileiro (que foi fundado em 1995), vem trazendo muito resultado. Convido a todos para virem assistir às competições que realizamos no Centro Paraolímpico Brasileiro, que, na minha opinião, é o maior legado esportivo dos Jogos Rio 2016.”

Localizado em uma área de 140 mil m² no Parque Fontes do Ipiranga, na capital paulista, o complexo é resultado de uma parceria entre o governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e o governo federal, por meio do Ministério do Esporte.

Vista aérea do Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro – Foto: Roberto Castro/ brasil2016.gov.br

O empreendimento segue o conceito de países potência no esporte adaptado, como Ucrânia, China e Coreia do Sul e é um dos quatro centros de treinamento existentes no mundo, sendo o que possui o maior número de modalidades (15). As modalidades são: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, natação, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, golbol, halterofilismo, judô, rúgbi, tênis, tênis em cadeira de rodas, triatlo e voleibol sentado.

Marketing Júnior USP

Criada no final de 2009, a Marketing Júnior é uma empresa de consultoria que produz conteúdos próprios de marketing para a divulgação em diversos canais de mídia. Ela ajuda os alunos a colocar em prática o aprendizado adquirido em sala de aula. Para isso, eles prestam serviços para pequenas, médias e até mesmo novas empresas, com a orientação de professores da USP.

Mais informações: https://www.marketingjr.com.br/

Com informações da Marketing Júnior e governo do Estado de São Paulo